Projeto da VI Gestão - "Mulheres Brasileiras de Destaque"

 

Anita Garibaldi

Por Bárbara Dias

 

"Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, um nome simples de uma mulher que mais tarde viria a ser conhecida como Anita Garibaldi, a "Heroína dos Dois Mundos".
Anita Garibaldi nasceu em Laguna, Santa Catarina, no dia 30 de agosto de 1821. Com a morte de seu pai em 1835, Anita foi obrigada a se casar com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar aos 14 anos, porém o casamento durou apenas três anos: o marido se alistou no exército imperial e Anita voltou para casa de sua mãe.
"

Aracy (O Anjo de Hamburgo)

Por Luara Goss

"Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa é uma paranaense nascida em Rio Negro no ano de 1908. Em 1930 casou-se com o alemão Johann Eduard Ludwig Tess (com quem teve um filho, Eduardo Carvalho Tess) mas se separou depois de cinco anos. Sua mãe era alemã e depois do divórcio foi morar na Alemanha com uma irmã de sua mãe; por falar português, francês, alemão e inglês, conseguiu nomeação no Consulado Brasileiro em Hamburgo, onde passou a ser chefe da Seção de Passaportes."

Dandara dos Palmares

Por Michelly Barssalho

"Líder, treinadora, curandeira, capoeirista, vanguardista, mãe, idealista, uma grande mulher! O significado do seu nome é princesa negra ou princesa guerreira. De Zumbi muitos já ouviram falar, mas há inúmeros outros líderes negros que não entraram nas páginas de livros escolares, pois apesar da escravidão no Brasil ter durado quase 400 anos, grande parte deste momento histórico foi apagado das páginas da história oficial."

Elza Soares

Por Beatriz di Lascio

"Filha de um operário e de uma lavadeira, Elza da Conceição Soares é uma renomada cantora e compositora brasileira, nascida em 1937 na favela carioca  Moça Bonita. Elza teve uma vida difícil e cheia de infortúnios. Seu sobrenome “Soares” surgiu quando a cantora se casou aos 12 anos, obrigada por seu pai, com Luis Antônio Soares. Aos 13 teve o primeiro filho, sendo que no total foram sete. "

Fernanda Montenegro

Por Juliana Landolfi

"Arlette Pinheiro Esteves da Silva Torres, mais conhecida como Fernanda Montenegro é uma Mulher Brasileira em Destaque por ter se destacado no meio artístico desde muito tempo. 
Aos 15 anos começou a trabalhar como locutora e atriz de rádio teatro, adaptando e traduzindo obras literárias para o formato de radionovelas. Foi a primeira atriz latino-americana e a única brasileira a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz, além de ser a primeira e única a ser indicada por um filme de língua portuguesa a esse prêmio. "

Gisele Bündchen

Por Mirella Degli Esposti 

"Gisele Caroline Bündchen Brady nasceu em Horizontina, Rio Grande do Sul, no dia vinte de julho de 1980. Descendente de uma família Alemã, ela possui cinco irmãs, entre elas, uma irmã Gêmea chamada Patrícia. Ela e suas irmãs cresceram em uma casa simples na mesma cidade. Na escola, sempre foi apelidada de Olivia Palito ou Saracura por ser muito alta e magra. Seu maior sonho era ser jogadora de vôlei, mas em 1994, aos 14 anos, foi descoberta por olheiros em um shopping de São Paulo. "

Hebe Camargo

Por Ana Carolina Rovere

"E a mulher inspiradora da vez será ela, Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani, nossa querida Hebe Camargo. Ela nasceu no dia 8 de Março de 1929 na cidade de Taubaté, São Paulo. Estudou apenas até a quarta série do primário e desde então passou a acompanhar seu pai, conhecido como Fêgo Camargo - violista e cantor - em suas apresentações. 
Aos 14 anos sua família mudou-se para a capital, para ser mais exata em 1943, onde Hebe deu início a sua carreira. 
"

Leila Diniz

Por Rafaela Calconi Tayar

"Leila Roque Diniz foi uma atriz brasileira que rompeu barreiras da sociedade conservadora da época de 1960. Nasceu em 25 de março de 1945 no Rio de Janeiro. Aos 15 anos, começou a trabalhar como professora, ensinando crianças do maternal e jardim de infância. Ela nunca completou o segundo grau e deixou de dar aulas por não se adaptar às exigências dos pais dos alunos e dos diretores da escola. Aos 17 anos, já estava casada com o diretor Domingos de Oliveira."

Leolinda Daltro

Por Marina Minieri

"Leolinda de Figueiredo Daltro foi uma professora sufragista e indigenista brasileira. Nascida em 1859, na Bahia, lutou toda sua vida pelo reconhecimento da cidadania dos povos indígenas, pela educação para todos e pelo protagonismo da mulher numa sociedade masculina. 
O senso de justiça de Leolinda Daltro, a fez ficar conhecida como "a mulher do diabo" em 1909."

Livia Schiavinato Eberlin

Por Taiane Melo

"Livia Schiavinato Eberlin nasceu e cresceu em Campinas – SP. Estudou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) o curso de Química. Foi durante seus estudos que fez iniciação científica cujo tema era entorno de espectrometria de massa. Após se formar foi aceita no programa de doutorado em química analítica da Universidade de Purdue, localizada em Indiana, EUA. Lendo dessa forma parece que foi tudo fácil e rápido, não é mesmo?"

Luiza Trajano

Por Giovanna Marcondes

"Luiza Helena Trajano, nascida no dia 9 de outubro de 1951, em Franca, interior do estado de São Paulo, é empreendedora e dona da rede de lojas Magazine Luiza. Formada em direito pela Faculdade de Direito de Franca, passou por vários cargos dentro de sua empresa até chegar à presidência. 
Apesar de todos acharem que as lojas levam seu nome, engana-se quem pensa isso."

Maria da Penha

Por Anabelle Duart

"Maria da Penha Maia Fernandes nasceu em Fortaleza em 1945, é farmacêutica bioquímica e fez mestrado na USP, onde conheceu seu ex-marido através de amigos. Maria da Penha e Marco Herédia namoraram, casaram e tiveram três filhas. 
A princípio possuíam uma vida comum e feliz, até Marco ficar agressivo com Maria e suas filhas. Passando por violência física e psicológica, muitas vezes Maria tentou entender o que acontecia com seu marido, e sugeria que terminassem, o que deixava Marco ainda mais violento.
"

Maria Quitéria

Por Monica Sato

"Maria Quitéria foi uma militar brasileira, heroína na luta de reconhecimento da Independência. Baiana de nascimento e com grande habilidade no uso da arma de fogo, inscreveu-se como voluntária para lutar contra as províncias que não reconheciam Dom Pedro como imperador. "

Marta

Por Luara Goss

"Marta Vieira da Silva nasceu em 1986 em Dois Riachos, interior de Alagoas e já com um ano de idade teve que superar o abandono do pai que deixou sua mulher e quatro filhos. Ela é jogadora de futebol feminino, iniciou sua carreira em 2000, no Vasco da Gama e permaneceu lá até 2002. De 2002 a 2004 foi para o Santa Cruz Futebol Clube de Minas Gerais.
Em 2003 jogou pela Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos em Santo Domingo e ajudou nosso país a ganhar a medalha de ouro. "

Roberta Close

Por Julia Soto

"Roberta Gambine Moreira, conhecida artisticamente como Roberta Close, nasceu em 7 de dezembro de 1964, no Rio de Janeiro. É modelo, atriz, cantora e apresentadora. Roberta nasceu como Luiz Roberto Gambine Moreira, mas já no início de sua adolescência assumiu publicamente sua identidade de gênero, passando a se vestir e a se comportar como mulher. "

Tarsila do Amaral

Por Marcella Benassi

"Dona de um nome forte, hoje cravado na história da arte moderna brasileira, Tarsila do
Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886, em Capivari, interior de São Paulo. Passou sua infância pela região e parte da juventude em Barcelona, quando fez seu primeiro quadro. Contudo, foi somente após sua separação de André Teixeira Pinto - pai de sua única filha, Dulce - que os estudos relacionados à arte realmente começaram."

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle