As Filhas de Jó Internacional

Ethel T. Wead Mick

Fundadora da Ordem

As Filhas de Jó Internacional é uma organização Paramaçônica juvenil, inspirada no Livro de Jó e direcionada a meninas entre 10 e 20 anos, que possuem o objetivo de aprimorar-se social, intelectual e espiritualmente, participar de exercícios de cidadania e de bem ao próximo, além de cultivar amizade e alegrias.

 

Para ser Filha de Jó, é requerido que seus membros possuam parentesco com um Maçom, por sangue ou por lei. Se depois de uma procura exaustiva e diligente não puder ser verificado um parentesco Maçônico para uma Requerente, um Membro de Maioridade e um Mestre Maçom (outros que não sejam a Guardiã do Bethel ou o Guardião Associado do Bethel) podem apadrinhar a Requerente.

 

A Organização foi fundada em 1920, nos EUA, pela senhora Ethel Thereza Wead Mick, carinhosamente chamada de "Mãe Mick", que era um membro da Ordem da Estrela do Oriente. Ela cresceu ouvindo as lições da história de Jó e desejou compartilhar as mesmas com jovens moças que possuíssem relacionamento maçônico.

As Filhas de Jó Internacional foi organizada com o consentimento de J. B. Fradenburg, Grão Mestre da Grande Loja Maçônica de Nebrasca, Estados Unidos da América e da Ordem Internacional "Estrela do Oriente" por sua dirigente Sra. Anna J. Davis e seu grande patrono Irmão James E. Bednar, para trabalhar obedecendo as seguintes Landmarks:

 

1º - Ser conhecida como Filhas de Jó;

2º - Associação composta por meninas em desenvolvimento que acreditam em Deus e tenham parentesco Maçônico;

3º - O local de reuniões ser chamado Bethel;

4º - Ensinamentos baseados no “Livro de Jó” (com especial referência ao capítulo 42, versículo 15º);

5º - Ser ensinado em três épocas (não graus);

6º - Lema “Virtude é uma qualidade que enobrece a mulher”;

7º - Os emblemas serem o Livro Aberto, a Cornucópia da Fartura e o Lírio do Vale;

8º - Todos os membros, guardiões e visitantes devem prestar juramento baseado na honra;

9º - Ser uma organização democrática com o direito de apelar a uma autoridade suprema, com todos os
membros e guardiões sujeitos às leis;

10º - Um Supremo Conselho Guardião com Constituição e Estatuto em conformidade com os landmarks
governando a Suprema Guardiã, Guardiões subordinados e membros de Bethel.

 

(Ethel T. Wead Mick, fundadora das FJI)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atualmente, a organização é denominada Filhas de Jó Internacional (FJI) e possui cerca de 20.000 membros iniciados em todo o mundo. Hoje, está presente em diversos países: Canadá, Estados Unidos, Filipinas, Austrália e Brasil, sendo que este último representa uma das maiores identidades atualmente em número de membros, contando com mais de 5 mil membros ativos, através dos quase 250 Bethéis espalhados pelo país.

O primeiro Bethel brasileiro foi instalado na cidade do Rio de Janeiro, em 1993, quando a organização foi trazida pelo ilustre Maçom Alberto Mansur (in memorian)

 

Apesar do forte caráter ritualístico das Filhas de Jó, para Mãe Mick, esta organização não deveria se limitar a quatro paredes de um Bethel. Por isso, promovemos trabalhos voluntários e educacionais. Um exemplo é a criação do fundo educacional HIKE (Fundo de Doações para Crianças com Deficiência Auditiva), em 1985. Ele se tornou o projeto filantrópico oficial das Filhas de Jó.

 

 

Para conhecer o site oficial das Filhas de Jó Internacional (Em Inglês) clique AQUI.

As Filhas de Jó tem como lemas “Ser justo é fazer o bem” e “A Virtude é uma qualidade que grandemente honra uma mulher”.

 

Seus ensinamentos são baseados no Livro de Jó, do Antigo Testamento, o qual diz que “Em toda a Terra não houve mulheres tão justas como as Filhas de Jó, e seu pai lhes deu herança dentre seus irmãos” (Jó - 42, 15).

O lugar onde as Filhas de Jó se reúnem é chamado de Bethel, que significa “Lugar Sagrado”, e suas atividades são orientadas por um grupo de adultos denominado “Conselho Guardião”, podendo ser formado por mestres maçons, mulheres adultas com parentesco maçônico, membros da Ordem da Estrela do Oriente e Membros de Maioridade das Filhas de Jó.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle