top of page

O Estandarte do Bethel Jurisdicional e   sua simbologia

O SÍMBOLO

 

Os símbolos têm sido utilizados em diversas eras para ensinar as pessoas, sendo uma forma de passar um conhecimento específico.

Uma das formas de poder tornar a informação mais acessível é a utilização de símbolos, que também serve, com suas imagens e significados, para representar pessoas ou grupos. 

 

Nosso símbolo tem como figuras principais:

 

Triângulo: O triângulo é a insígnia de nossa organização, trazendo toda a sua simbologia através dos séculos. 

 

Contorno do Estado de SP: O formato do Estado de São Paulo pousa sobre o Triângulo e é delicadamente ajustado aos contornos desta forma. A junção destas figuras representa que nossa organização está presente neste Estado; e nosso Estado faz parte desta incrível organização, em uma perfeita harmonia.

As cores do triângulo são em tonalidade de púrpura e lilás, representando as mais altas vibrações, e as cores douradas para as letras e contorno simbolizam sucesso! 

 

Círculo duplo: Os dois círculos em volta da simbologia principal traduzem a união dos Bethéis de todo o Estado, que estão representadas dento do Bethel Jurisdicional através das Filhas de Jó e membros de Conselhos Guardiões. O círculo representa a união de todos por um mesmo ideal. Além disso, os círculos são como as golas de nosso robe, contínuos, que indicam a vida eterna.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto do estandarte do Bethel Jurisdicional de São Paulo.

 ESTANDARTE 

 

O Estandarte é um tipo de bandeira utilizada por diferentes tipos de comunidades, composto num tecido de formato peculiar, no qual está pintada a imagem ou emblema de sua comunidade ou grupo. Nosso estandarte é composto de diversos elementos significativos para o nosso Bethel e as Filhas de Jó Internacional, e a união de todas as imagens representam nossa identidade, e também nossas aspirações.

 

As cores principais, de fundo e das franjas são preto e dourado, respectivamente, as cores do BJ. 

 

O preto, em seu significado mais positivo, significa elegância, dignidade, luxo e sofisticação. Ela indica nobreza e transmite uma sensação de seriedade. Já o dourado nos remete ao Ouro, que é o metal da perfeição, de simbolismo divino por sua associação universal com o Sol e também por seu extraordinário brilho, resistência à ferrugem, durabilidade e maleabilidade. Suas qualidades emblemáticas associadas vão da pureza, refinamento, esclarecimento espiritual, verdade, harmonia e sabedoria ao poder terrestre e glória, majestade, nobreza e riqueza. Em nosso estandarte, simboliza o sucesso alcançado e a possibilidade de mudanças, uma vez que submetido ao fogo, transforma-se na forma desejada.

 

O Estandarte do Bethel Jurisdicional tem como imagem principal, central, o logotipo do Bethel Jurisdicional com toda sua simbologia.

Acima do Logo, a inscrição do nome “Filhas de Jó Internacional”, identificando a Organização. Abaixo, data de instalação e nome da Jurisdição.

 

Ao lado, envolvendo o símbolo principal, temos dois ramos de Lírio do Vale, um de nossos símbolos, que representa a verdadeira humildade. Ele nos lembra que mesmo alcançando as mais altas posições, estamos para servir os Betheis de nosso Estado, em uma lição de humildade e amor. O lírio do Vale é branco, e o branco, em todas as horas, significa pureza e paz.

 

Simbologia e Criação da Arte: Fabiana de Luna

bottom of page