top of page

Quarta da Bibliotecária

22/01/2014

Boa tarde família! Hoje vamos dar a dica de um filme, onde a união, a determinação, a coragem e a paciência são qualidades altamente presentes. 

"Quando todo um país passava por dificuldades, ele inspirou pessoas a nos dar esperança." (O grande desafio - The Great Debaters)
 
Dirigido e estrelado pelo ator norte-americano Denzel Washington. Melvin Thompson (Denzel Washington) é um brilhante professor e amante das palavras. Embora tenha convicções políticas que possam atrapalhar sua carreira, ele decide apostar nos seus alunos para formar um grupo de debatedores e colocar a pequena Wiley College, do Texas, no circuito dos campeonatos entre as universidades. Mas o seu maior objetivo é enfrentar a tradição de Harvard diante de uma enorme platéia. Inspirado em fatos reais.

05/12/2014

Boa tarde família! Hoje nós vamos falar sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, que foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre os meses de julho e outubro de 1932, onde o Estado de São Paulo visava a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

A Revolução Constitucionalista de 1932

A Revolução Constitucionalista de 1932 aconteceu em São Paulo e foi uma insurreição contrária ao novo quadro político que se instaurou no país após a Revolução de 1930.
As elites paulistas, as classes mais favorecidas pelo sistema que vigorou na Primeira República, almejavam, com essa agitação, reaver o domínio político que haviam perdido com a Revolução de 1930. Além deste fato, a demora do governo provisório de Getúlio Vargas em convocar a Assembléia Constituinte suscitava muita insatisfação, especialmente no Estado de São Paulo. No começo do ano de 1932, o Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Democrático (PD) lançam uma campanha a favor da Carta Constitucional do país e do término da interferência federal nos estados.

A repercussão popular é grande, o sentimento de patriotismo brota nos corações paulistas, tornando mais forte o ideal de liberdade e a disposição de se lutar por ele. No dia 23 de maio de 1932, durante a realização de um ato político no centro da cidade de São Paulo, a polícia coíbe os manifestantes, ocasionando a morte de quatro estudantes. Em homenagem a esses quatro jovens, o movimento passa a chamar-se MMDC – iniciais de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, os mortos – e amplia a base de apoio entre a classe média. Em 9 de julho começa a rebelião armada, está deflagrada a Revolução Constitucionalista. 
Os comandantes militares, Isidoro Dias Lopes, Bertoldo Klinger e Euclydes Figueiredo, no entanto, sabiam que as forças federais eram superiores. Eles contam com a união e a ajuda garantida por outros estados, como Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Mas o apoio não chega, e São Paulo é cercado pelas tropas legalistas. Após ajustes, envolvendo indulto aos rebeldes e facilidades para o exílio dos líderes civis e militares do movimento, os paulistas anunciam sua rendição em 3 de outubro de 1932.

19/02/2014

Boa tarde família! 

Hoje apresentaremos um pequeno texto, sobre o respeito às diferenças e singularidades de cada indivíduo, a forma abrangente de amar o próximo começa com o respeito às diferenças. E não esqueçamos que o mundo é composto de diversificações e suas inúmeras variedades.

“RESPEITAR O PRÓXIMO E AS SUAS DIFERENÇAS É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO"

Somente respeitamos verdadeiramente o outro quando o aceitamos da forma como ele é. Aceitar é permitir a máxima manifestação, sem controles ou manipulações. E para aceitar plenamente o outro, precisamos ter maturidade espiritual. Atualmente, vivenciamos poucos elementos de espiritualidade nas relações e, como consequência, lutamos uns contra os outros. Agir respeitando a tudo e a todos é o resultado da própria evolução. É ter disposição para dar e receber e não julgar. É ter a capacidade de reconhecer a importância do outro, aprendendo a respeitar as diferenças, consciente de que tudo o que fazemos tem uma consequência, para o bem ou para o mal.
Quem respeita, compreende e aceita tudo e todos conhece a importância de cada atitude e passa a zelar por seus atos e palavras, procurando fazer de sua vida um exemplo de respeito ao próximo. Assim, a pessoa sempre age de forma responsável, com cooperação, solidariedade, cultivando valores espirituais e relacionamentos cosmoéticos, baseados no amor e no respeito mútuo.

05/03/2014

Boa tarde família!


Hoje nós vamos falar sobre a história da Guerra De Canudos, o líder Antônio Conselheiro, o Messianismo no Nordeste do início da República, conflitos sociais na História do Brasil. Vale ressaltar, que a história da guerra também se encontra no livro "Os Sertões" de Euclides da Cunha, que acompanhou de perto este triste episódio da história brasileira.

HISTÓRIA DA GUERRA DE CANUDOS
A situação do Nordeste brasileiro, no final do século XIX, era muito precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente a população mais carente. Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social. Em novembro de 1896, no sertão da Bahia, foi iniciado este conflito civil. Esta durou por quase um ano, até 05 de outubro de 1897, e, devido à força adquirida, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado por fanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego.
O beato Conselheiro, homem que passou a ser conhecido logo depois da Proclamação da República, era quem liderava este movimento. Ele acreditava que havia sido enviado por Deus para acabar com as diferenças sociais e também com os pecados republicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos. Com estas ideais em mente, ele conseguiu reunir um grande número de adeptos que acreditavam que seu líder realmente poderia libertá-los da situação de extrema pobreza na qual se encontravam. 
Com o passar do tempo, as ideias iniciais difundiram-se de tal forma que jagunços passaram a utilizar-se das mesmas para justificar seus roubos e suas atitudes que em nada condiziam com nenhum tipo de ensinamento religioso; este fato tirou por completo a tranquilidade na qual os sertanejos daquela região estavam acostumados a viver. 
Devido a enorme proporção que este movimento adquiriu, o governo da Bahia não conseguiu por si só segurar a grande revolta que acontecia em seu Estado, por esta razão, pediu a interferência da República. Esta, por sua vez, também encontrou muitas dificuldades para conter os fanáticos. Somente no quarto combate, onde as forças da República já estavam mais bem equipadas e organizadas, os incansáveis guerreiros foram vencidos pelo cerco que os impediam de sair do local no qual se encontravam para buscar qualquer tipo de alimento e muitos morreram de fome. O massacre foi tamanho que não escaparam idosos, mulheres e crianças.
Pode-se dizer que este acontecimento histórico representou a luta pela libertação dos pobres que viviam na zona rural, e, também, que a resistência mostrada durante todas as batalhas ressaltou o potencial do sertanejo na luta por seus ideais. Euclides da Cunha, em seu livro Os Sertões, eternizou este movimento que evidenciou a importância da luta social na história de nosso país.

12/03/2014

Boa tarde família!
Hoje nós vamos falar de um renomado escritor brasileiro, Lima Barreto, grande defensor do território brasileiro.
LIMA BARRETO
#NomeCompleto 
Afonso Henriques de Lima Barreto
#Quemfoi
Lima Barreto foi um escritor e jornalista brasileiro. 
#Nascimento
Lima Barreto nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 13 de maio de 1881.
#Morte
Lima Barreto morreu na cidade do Rio de Janeiro em 1 de novembro de 1922.


#Biografiaresumida:
- Filho de pais pobres, ficou orfão de mãe ainda na infância (quando tinha 6 anos).
- Estudo no Colégio Pedro II (curso secundário) e no curso de Engenharia da Escola Politécnica.
- Abandonou o curso para trabalhar e sustentar a família. Trabalhou como escrevente coopista na Secretaria de Guerra.
- Para aumentar a renda, escrevia textos para jornais cariocas.
- Era simpático ao anarquismo e militou na imprensa socialista da época.
- Alcoólatra, teve vários problemas relacionados à depressão. Chegou a ser internado algumas vezes com problemas psiquiátricos.
- Faleceu aos 41 anos de idade.

#Característicaseestiloliterário:
- Escreveu romances, sátiras, contos, textos jornalísticos e críticas.
- Abordou em suas obras as grandes injustiças sociais;
- Fez críticas ao regime político da República Velha.
- Possuía um estilo literário fora dos padrões da época. Seu estilo era despojado, coloquial e fluente.
- É um escritor de transição entre o Realismo e o Modernismo. 

#Principaisobras
- Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909)
- Triste fim de Policarpo Quaresma (1915)
- Numa e ninfa (1915)
- Os bruzundangas (1923)
- Clara dos Anjos (1948)
- Diário Íntimo (1953)

#Frasesmarcantes
"O Brasil não tem povo, tem público."
"Tudo tem um limite e o football não goza do privilégio de cousa inteligente."

02/04/2014

DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
Das cerca de um milhão de pessoas no Brasil diagnosticadas com autismo, apenas 100 mil recebem algum tipo de atendimento.
O autismo é uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação das pessoas, alterando também a forma como ela se comporta e estabelece relacionamentos. 
Os problemas causados por esta desordem podem variar. Existem crianças autistas que possuem inteligência e fala intactas, já outras convivem com sérios problemas de desenvolvimento na sua linguagem. Segundo especialistas, o problema atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. 
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela ONU, em 2007. Ele acontece anualmente em 2 de abril, e promove ações para chamar a atenção sobre o autismo.
A tonalidade azul foi escolhida como símbolo de luta contra o preconceito. Decretado pela ONU, monumentos do mundo inteiro são iluminados de azul, a cor do autismo (a cor deve-se ao fato de a síndrome incidir mais em homens que mulheres)
Caminhadas e palestras também são realizadas por pessoas usando roupas na cor azul, para ajudar na conscientização.

30/04/2014

Hoje daremos a dica de um filme, que mostra a dificuldade enfrentada por um jovem chamado Dexter, que por causa de um preconceito por sua doença ,vive uma vida solitária e vazia . Porém mostra também, que a amizade existe e consegue fazer as pessoas esquecerem seus preconceitos para viver em um mundo onde não existem barreiras para serem felizes.

A cura (The cure)
Erik (Brad Renfro) é um garoto solitário que atravessa todas as barreiras que o preconceito ergueu e se torna amigo do seu vizinho Dexter (Joseph Mazzello), que tem AIDS. Erik se torna muito ligado a Linda (Annabella Sciorra), a mãe de Dexter, e na verdade fica mais próximo dela que da sua própria mãe, Gail (Diana Scarwid), que é negligente com ele e quase nunca lhe dá atenção. Quando os dois garotos leem que um médico de Nova Orleans descobriu a cura da AIDS, tentam chegar até ele para conseguir a cura. Juntos, eles enfrentam muitas dificuldades e descobrem uma grande amizade.

07/05/2014

Boa tarde!


O Brasil tem mais de 500 anos de história, e desde o descobrimento da nossa terra muitos fatos marcaram a identidade do povo brasileiro e ajudaram a construir a nação que temos hoje. Desde os tempos do Brasil Império até a consolidação da democracia, o Brasil viveu momentos históricos muito importantes e que determinaram os rumos do país.

Vamos conhecer uma breve cronologia sobre alguns dos principais fatos históricos que marcaram o Brasil:

22 de abril de 1500: Pedro Álvares Cabral e sua frota encontram as terras brasileiras.
23 de Abril de 1500: Pedro Álvares Cabral e sua frota desembarcam no Brasil e tomam as terras para a Coroa Portuguesa.
26 de abril de 1500: Celebração da primeira missa no Brasil.
1530: Dom João III institui o regime de capitanias hereditárias no Brasil.
1 de abril de 1641: Amador Bueno da Ribeira, D. João IV, é aclamado Rei do Brasil.
1808: D. João chega ao Brasil e assina o decreto da abertura dos portos.
24 de janeiro de 1808: Chegada da família real em Salvador, na Bahia.
12 de outubro de 1808: Dom João cria o Banco do Brasil.
7 de setembro de 1822: D. Pedro I proclama a independência do Brasil. O ato dá início ao período da república e coloca fim ao período monárquico, que durou 67 anos.
1888: É promulgada a Lei Áurea e extinta a escravidão no Brasil.
1891: É promulgada a primeira Constituição da República. Deodoro da Fonseca é eleito presidente da república.
1904: Acontece a Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro.
1904: O médico sanitarista Osvaldo Cruz introduz a vacinação obrigatória contra a varíola.
1955: Juscelino Kubitschek é eleito presidente da República.
1956: O governo de Juscelino inicia uma série de ações desenvolvimentistas.
1960: JK inaugura Brasília, a nova capital federal.
1964: Um golpe militar derruba João Goulart da presidência e inicia um período de ditadura militar.
1985: Termina o regime militar brasileiro.
1989: Acontece a primeira eleição direta para presidente da república em 30 anos. O eleito é Fernando Collor de Mello.
1990: Fernando Collor de Mello toma posse como presidente eleito.
1992: O presidente Fernando Collor de Mello sofre um processo de Impeachment. Itamar Franco assume a presidência da República.
2002: Depois de três tentativas fracassadas de se tornar presidente do Brasil, em 1889,1994 e 1998, finalmente Luíz Inácio Lula da Silva vence as eleições para presidente e se torna o primeiro operário a ocupar o governo do país. Lula conseguiu se reeleger em 2006.
2010: A economista Dilma Rousseff é eleita presidente do Brasil. Ela se torna a primeira mulher a ocupar a presidência do país. Dilma é a 36ª presidente da República.

21/05/2014

Bom dia família! 

Hoje daremos a dica de um filme com uma grande herança histórica e verídica. Braveheart (Coração Valente - título no Brasil) é um filme norte-americano de 1995, estrelado e realizado por Mel Gibson. Estreou nos cinemas no dia 15 de Dezembro de 1995. Braveheart recebeu dez indicações para o Oscar, ganhou em cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção (Para Mel Gibson). 

Coração Valente
No século XIII, após a brutal morte de sua esposa, o escocês William Wallace (Mel Gibson) jura vingança contra aqueles que lhe tiraram a sua razão de viver. Tal vingança acaba sendo o ponto de partida para uma rebelião dos escoceses contra o tirano rei inglês Edward I (Patrick McGoohan), tendo como principal objetivo libertar a Escócia para sempre do domínio da Inglaterra.
Algumas pessoas podem não saber, mas William Wallace realmente existiu, e foi um ícone na luta pela independência da Escócia. Tanto que a atmosfera do filme é baseada nisso, em como ele se tornou um ícone, sejam os fatos aí retratados totalmente verdadeiros ou não.
O filme vale ser visto por se tratar de história, mas não apenas de uma história que está nos livros, mas sim a história do nascimento de um ícone, de um personagem que não somente foi real, mas que transcendeu a sua morte.

28/05/2014

Boa tarde família!

Hoje daremos uma dica de leitura, o romance "Trem Noturno para Lisboa" é um dos maiores best-sellers recentes da Europa e coleciona elogios da crítica.

" Trem Noturno para Lisboa"
de Peter Bieri ( pseudônimo: Pascal Mercier.)

O romance "Trem Noturno para Lisboa" é um dos maiores best-sellers recentes da Europa e coleciona elogios da crítica. A autora chilena Isabel Allende, por exemplo, o classificou como "um deleite para a alma, um dos melhores livros que li nos últimos tempos".
Numa ambiciosa trama sobre amor, vida e literatura, o romance acompanha o professor de línguas Raimundo Gregorius, morador de Berna, na Suíça. Numa manhã qualquer, Gregorious impede que uma mulher se jogue de uma ponte. Ele não consegue entender uma palavra do balbucio da suicida frustrada, mas se encanta com a musicalidade daquele idioma misterioso.
Ao descobrir que se trata do português, o professor imediatamente compra um livro do autor Amadeu Inácio de Almeida Prado. Seu encanto pela obra e pelo idioma o levará a largar sua rotina bem organizada na Suíça e pegar um trem noturno para Lisboa. Nas vielas da capital portuguesa, ele conhecerá a história do país, a luta contra a ditadura de Salazar, e redescobrirá a si próprio.

04/06/2014

Aprendi que a orientação adequada é fundamental para o sucesso do aleitamento materno”
Por Juliana, mãe da Luisa e do Davi.

A gravidez de meu segundo filho, Davi, foi uma experiência muito intensa. Engravidei mais de oito anos após o nascimento de Luisa e foi surpreendente viver de novo os vários momentos da gestação, agora sabendo o que era ser mãe.
Aos poucos, fui percebendo que essa nova oportunidade de gerar uma vida também significava uma chance de superar algumas experiências que vivera anos antes. Foi assim com o parto e com a amamentação.
Embora realmente desejasse o parto normal (e até humanizado, de que tinha pouca informação), Luisa nasceu de cesárea, indicada após a bolsa romper com mecônio. O sonho de amamentar minha filha, embora parcialmente realizado, foi permeado por alguns percalços e por vários sentimentos de frustração, que eu precisava superar.
Na época, não tive a orientação apropriada dos profissionais que me atenderam e, aos três meses de Luisa, a pediatra me deu um ultimato: se, em dois dias, ela não atingisse determinado peso, eu teria que complementar o leite materno com fórmula. E ela foi logo avisando que, com a mamadeira, Luisa iria desmamar.
Nos dois dias seguintes, dediquei-me a amamentar minha pequena como se fosse um caso de vida ou morte. E ela parece ter entendido, pois mamava dia e noite, como se pudesse “salvar” sua mãe.
A sentença, no entanto, já estava dada. Dois dias depois, entrei com o complemento. Mas, ao contrário do estigma apregoado por aquela médica (que troquei logo em seguida), segui amamentando até quase os dez meses de Luisa. Ela nunca abandonou o peito, mesmo usando mamadeira, que era sempre dada por mim, após a mamada.
Embora a amamentação de Luisa tenha sido um marco na construção de nossa relação mãe e filha, eu queria mais: sonhava com outra chance, especialmente de amamentar exclusivamente o bebê até os seis meses de idade.
Essa possibilidade somente pôde se materializar porque buscamos a humanização do parto e do nascimento de nosso filho, trocando de equipe médica no final da gestação, após frequentarmos (eu, meu marido Alexandre e Luisa) alguns encontros de gestantes.
Pouco depois, Davi nasceu de 38 semanas, em um parto normal humanizado. A mais intensa e indescritível felicidade foi tê-lo em meus braços logo após o nascimento e poder amamentá-lo por mais de uma hora, sem pressa, sem protocolos. Ficamos ali perdidos um no olhar do outro, nos reconhecendo, num momento inesquecível de minha vida, simplesmente divino.
Mas, depois daquela sensação mágica, também tivemos nossos momentos de dificuldade, especialmente no início. Fissuras, peito empedrado, cansaço. Pequenos problemas que foram sendo superados aos poucos, com o apoio e a orientação da minha querida doutora que é especialista em amamentação.
Mas o maior desafio, aquele que colocaria meu sonho em risco, viria um pouco mais tarde, aos três meses de Davi (uma coincidência!). Realizando exames de rotina, descobri que o hipertireoidismo que eu havia desenvolvido um ano antes da gravidez, havia voltado inesperadamente. Em consulta, a endocrinologista alertou-me que, com o uso da medicação, eu não poderia mais amamentar, pois a dose elevada do remédio afetaria a tireoide de Davi, bloqueando seu funcionamento.
Apesar de toda a confiança depositada em minha médica, não podia acatar sua recomendação sem ao menos ouvir outra opinião. Pedi a orientação do pediatra de meu filho, que, baseado em literatura médica atualizada, endossou a segurança da amamentação. Foram vários meses de uso do medicamento até que a função tireoidiana fosse controlada, sem qualquer alteração na tireoide do bebê.
Antes que Davi completasse seis meses, vivenciei outras situações de medo e de preocupação com uma suposta diminuição do leite, como se eu estivesse fadada ao insucesso da amamentação exclusiva. A superação veio com paciência, persistência e muita conversa com as queridas amigas do grupo de pós-parto, que me ajudaram a vencer esses obstáculos.
Hoje Davi está com um ano e um mês e, ao contrário do que eu imaginava, ainda mama no peito (só no peito). E muito! A primeira dentição, minha volta ao trabalho, a pressão social, as críticas familiares, enfim nenhum dos mitos que envolvem o ato de amamentar foi capaz de nos atrapalhar nesse instante único.
Aprendi nesses episódios que, além do desejo da mãe, a orientação adequada de profissionais especializados (e dedicados ao atendimento humanizado) é fundamental para o sucesso do aleitamento materno. Porém, mais do que isso, a construção de uma rede de apoio, formada por mulheres que vivenciam uma fase semelhante, a exemplo dos grupos de pós-parto, é imprescindível para que esse momento tão delicado da vida de uma mãe possa ser ainda mais enriquecedor.
Finalmente, também é indispensável o papel do pai, como companheiro e parceiro, nessa fase inicial da vida do bebê. Sem a participação intensa e o incentivo do Alexandre tudo teria sido muito mais difícil.
Amamentar é amar, é materializar esse sentimento tão sublime, é ser mãe em plenitude. Eu e Davi ainda queremos curtir muito esses momentos mágicos de puro prazer!
Amamentar hoje é pensar no Futuro.

02/07/2014

Livro - Feche os Olhos Para Ver Melhor: Os Limites dos Sentidos e os Sentidos dos Limites
Autor: Sérgio Sá.

O desenvolvimento de nossos próprios sentidos e a descoberta de novos limites para suas expansões é a proposta central que apresenta este livro de Sérgio Sá. São reflexões e relatos de experiências vividas pelo autor, em um depoimento sensível e tocante sobre sua condição de deficiente visual e sua relação com o mundo.
Cego de nascença, Sérgio teve sua sensibilidade trabalhada com cuidado e carinho, esculpida por uma família atenta e preocupada em "adequá-lo" à vida numa sociedade tão preconceituosa quanto repressora. O fio condutor da obra está na sugestão que o autor nos faz para que criemos novas maneiras de ver, ouvir, sentir, lidar com o mundo. Para isso, devemos reavaliar o potencial de nossos recursos físicos (tato, audição, olfato e paladar), mentais e espirituais (nossa capacidade de perdoar, de compreender, de julgar sem condenar).
Temas como a integração social do deficiente físico, a supervalorização da imagem nos dias atuais, conflitos entre individualismo e auto-estima se apresentam de maneira simples e instigante.

09/07/2014

"Orgulho de Ser Brasileiro"

Eu me orgulho de ser Brasileiro,nordestino, 
E forrozeiro sou um cantador. 

Jamais eu nego a minha originalidade, vim da roça pra cidade 
Pra mostrar o meu valor.

Saí chorando, coração partido, 
Mas eu trouxe aqui comigo muito Amor no coração.

Trago nas veias sangue puro Nordestino 
Sou poeta sou Menino,nesse pedaço de chão.

Orgulho-me do Brasil
Na vivencia das florestas
Para a beleza de nossas festas
Todos dão a nota mil.

Orgulho-me também
De ter liberdade
Pois em um país de mestiços
O que importa é a igualdade.

O relacionamento da gente
Faz a vivencia das tradições
O que o povo tem na mente
Faz a felicidade das nações.

Eu tenho orgulho de ser brasileiro.
Mesmo com todas as qualidades e defeitos
Perdendo ou ganhando
chorando ou gritando.

Na vitória ou na derrota 
Brasileiro nunca fecha a porta 
para a esperança 
e união.

Eu gosto de ser Brasileiro, 
Não tenho inveja e nem quero ser estrangeiro 
Não tenho dinheiro, mas tenho dignidade 
Que e a Maior felicidade que um homem pode ter, 
Todo homem sonha com trabalho 
Somos todos operários que faz o Brasil crescer.

23/07/2014

Filme: 12 anos de escravidão (12 Years a Slave)

Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.
Um dos favoritos do Oscar 2014, "12 Anos de Escravidão" levou a cobiçada estatueta de melhor filme no Oscar 2014 , vencedor do Globo de Ouro de Melhor Drama, o filme concorreu ao Oscar também nas categorias de Melhor Ator (Chiwetel Ejiofor), Melhor Ator Coadjuvante (Michael Fassbender), Melhor Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong'o, que levou o prêmio), Melhor Direção (Steve McQueen), Melhor Roteiro Adaptado (John Ridley), Melhor Figurino, Melhor Edição e Melhor Direção de Arte. Um filme que emociona e mostra a triste realidade vivida por volta dos anos de 1841.

06/08/2014

SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO - SMAM

TEMA: Amamentação: um ganho para toda vida! 
Amamentação: uma vitória para toda vida! 

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.
Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.

O documento chamado “Declaração de Innocenti” apresentou quatro objetivos operacionais:

• Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação;
• Implementar os "10 passos para o sucesso da amamentação" em todas as maternidades;
• Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembleia Mundial de Saúde;
• Adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.
Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Essa Organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”.

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento.
No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO TEVE INICIO NA ÚLTIMA SEXTA FEIRA (1° de Agosto)

Cursos e oficinas são oferecidos à população. 
Tema ressalta a importância de aumentar.

Em 1990, oito objetivos globais, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), foram estabelecidos por governos e pelas Nações Unidas para combater a pobreza e promover o desenvolvimento saudável e sustentável de uma forma abrangente até 2015.
1. Acabar com a fome e a miséria
2. Atingir o ensino básico Universal
3. Promover a igualdade entre os sexos e autonomias das mulheres. 
4. Reduzir a mortalidade Infantil
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças.
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

DADOS / Nas últimas décadas, a mortalidade infantil diminuiu 40%, porém ainda assim quase sete milhões de meninas e meninos, menores de cinco anos, morrem todos os anos, de doenças previsíveis.
À medida que a taxa global de mortalidade de menores de cinco anos diminuiu, a proporção de mortes neonatais (durante o primeiro mês de vida) está aumentando. Em nível mundial, a mortalidade materna tem diminuído, em 1990, foram 400 a cada 100.000 nascidos vivos, e em 2010, foram 210. Porém, metade das mulheres tem dado à luz em maternidades que não estão preparadas para cuidar de maneira adequada da mãe e do bebê.
Ao proteger, promover e apoiar o aleitamento materno, todos podem contribuir com cada um dos ODM de maneira substancial. O aleitamento materno exclusivo e a alimentação complementar adequada e oportuna são intervenções essenciais para melhor a sobrevivência infantil e pode salvar por volta de 20% das meninas e meninos menores de cinco anos.

13/08/2014

Filme: Patch Adams: O Amor É Contagioso 
(Baseado em uma história real - com Robin Williams)

"Nunca é tarde para uma revolução de amor".
Patch Adams.

Quebrar paradigmas, ou até mesmo enfrentá-los não é tarefa das mais fáceis, levando em conta que muitos desses modelos são produtos de séculos de experiência. Diante disso, são poucos os que se dispõem a enfrentar esse desafio. No filme Patch Adams – O Amor é Contagioso, dirigido por Tom Shadyac, temos um grande exemplo de um homem em busca de “mudanças”. Esse homem é Patch Adams, interpretado pelo ator Robin Williams – que acredita ser a risada a chave para a melhoria da qualidade de vida.
De início, Patch Adams é apresentado como interno de uma clínica, após uma tentativa de suicídio. Em sua estadia nessa clínica, ele percebe que quase nada é feito para restaurar os pacientes, o que o deixa intrigado. Um dia, de forma hilária, nosso protagonista consegue ajudar o seu companheiro de quarto a enfrentar um de seus medos. Ao auxiliá-lo, ele percebe que se sente bem ajudando as pessoas e resolve deixar o hospício para tornar-se um médico.
Ao conseguir ingressar no curso de Medicina, Patch percebe que a mesma frieza relacional existente no sanatório é encontrada na faculdade, e que os pacientes são tratados como “coisas” e não como seres humanos. Toda e qualquer relação entre médico/paciente é vista com desdém. Percebendo isso, ele decide tornar-se um médico humanista. Seu intuito principal vai ser o de melhorar a qualidade de vida dos seus pacientes, através de boas risadas. Contudo, devido aos seus procedimentos nada convencionais, o personagem central vai ter que suportar duras críticas de seus colegas universitários, além de ter que enfrentar o inflexível reitor da universidade.

03/09/2014

7 de setembro – Dia da Independência do Brasil

A proclamação da independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822, porém não ocorreu da noite para o dia. Foi fruto de um longo processo.
Sentindo-se ameaçados em sua autonomia, indivíduos favoráveis à independência e contrários às medidas recolonizadoras de Portugal, formaram o Partido Brasileiro, que representava os interesses de aristocratas rurais, burocratas e comerciantes que possuíam vínculos econômicos com o Brasil.
O Partido Brasileiro buscou apoio de D. Pedro em sua luta contra a recolonização organizando um documento com milhares de assinaturas pedindo que o regente permanecesse no país, evitando o enfraquecimento de sua autonomia, caso voltasse a Portugal. Pedido concedido, o dia 9 de janeiro de 1822 ficou conhecido como o Dia do Fico.
Em maio de 1822 foi estabelecido o Cumpra-se, decreto pelo qual as ordens de Portugal só seriam executadas dentro do território brasileiro com a autorização do príncipe regente. Em junho de 1822, D. Pedro convocou uma assembleia constituinte para elaborar a lei básica que deveria regulamentar a vida dos brasileiros, tornando cada vez mais inevitável um confronto com Portugal.
Foi então que o mensageiro Paulo Bregaro, mandado por José Bonifácio para colocar D. Pedro a par das noticias recém-chegadas da corte, foi encontrá-lo na tarde de 7 de setembro às margens do rio Ipiranga, em São Paulo. Ao ler tais notícias, D. Pedro decidiu proclamar o Brasil independente de Portugal.
Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas. D. Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D. Pedro I. O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.
Desde então comemoramos, no dia 7 de setembro, esse marco para a história de nosso país.

10/09/2014

Pequenas atitudes podem mudar o mundo!

Durante nosso dia-a-dia passamos por diversas situações nas quais podemos tornar a vida das pessoas um pouco melhor. Porém, tamanha a simplicidade destas ações, acabamos não dando o devido valor. Determinadas atitudes, tanto boas quanto ruins, acabam se tornando hábitos conforme a frequência que os realizamos. Por que não tornar um hábito em nossas vidas todas as ações que fazem bem , que melhoram a vida das pessoas que convivemos? Por que não fazer com que a bondade se torne uma rotina, que seja algo que possamos fazer sem esperar nada em troca?

Existem tantas atitudes extremamente simples, mas que podem sim fazer do mundo no qual vivemos um lugar agradável e melhor:

-Segure a porta aberta para alguém que vem logo atrás de você;
-Oriente alguma criança que esteja fazendo algo perigoso;
-Seja gentil com alguém que te serve no restaurante, num balcão do aeroporto ou em outro serviço qualquer;
-Leia para um idoso com visão deficiente;
-Ajude alguém no supermercado – a encontrar um produto – a pegar algo na prateleira, a colocar as coisas na esteira do caixa;
-Dê as orientações para alguém perdido na cidade ou simplesmente procurando um endereço;
-Pegue um lixo na rua ou qualquer lugar público e dê destino adequado;
-Cumprimente as pessoas calorosamente;
-Dê boas vindas para alguém novo na vizinhança, novo no local de trabalho, novo na escola;
-Leve algo para os colegas do trabalho – um biscoito – uma fruta – um doce;
- Cumprimente o motorista do ônibus;
- Elogie alguém;
- Comemore com conquistas de seus amigos;
- Olhe nos olhos quando conversar com alguém;
- Cumpra suas promessas, por mais insignificantes que elas possam parecer;
- Demostre interesse ao ouvir, e não somente queira falar de si mesmo.

E se puder, faça mais… muito mais. São nestas pequenas ações que se reconhece a bondade, a gentileza, o amor e a busca constante por um mundo melhor. Pense coletivo!

17/09/2014

Filme: O ESCAFANDRO E A BORBOLETA

História real de homem que escreve um livro se comunicando apenas através do piscar dos olhos. Um exemplo de superação e lição de vida.
Levando a vida como um "bon vivant", Jean-Dominique Balby era o famoso editor da revista Elle, nos anos 90. Cercado de belas mulheres, ele sempre estava pronto para novas conquistas. Com uma vida requintada e feliz, ele obteve sucesso em tudo o que desejou, tanto profissionalmente como no lado pessoal. Com três filhos, não vê problemas em abandonar a família para se dedicar a uma nova paixão. Prestes a começar a escrever uma adaptação de O Conde de Monte Cristo, Balby tem um derrame. 
Quando acorda, após meses em coma, Jean-Dominique percebe que algo estranho aconteceu. Ele parece estar em um hospital e as pessoas parecem não conseguir ouvi-lo. Logo, ele descobre a verdade: ele está completamente paralisado da cabeça aos pés e não consegue nem mesmo falar. Apenas sua audição e a visão ainda se mantêm. Além disso, um de seus olhos logo também fica inutilizado. Sem formas de conseguir se comunicar com o mundo, ele começa a perder toda a alegria que tinha antes da doença. 
Com a insistência de uma médica, que desenvolve uma forma de ele se comunicar com os olhos, ele se esforça na tentativa de tentar se expressar. Na cama do hospital, ele pode refletir sobre tudo o que viveu e todas as coisas que acabou deixando para trás sem perceber, inclusive a companhia de seus próprios filhos. Assim, Balby aprende a, letra por letra, narrar para uma secretária o que se passa na sua cabeça, para que ela o ajude a escrever o livro O Escafandro e a Borboleta. 
O filme é baseado na história real de Jean-Dominique, que em 1995 sofreu da rara doença conhecida como síndrome do encarceramento. Julian Schnabel foi indicado ao Oscar de melhor diretor por O Escafandro e a Borboleta.

24/09/2014

Seu Jorge - Um talento que já enfrentou a dificuldade das ruas.

Pouca gente sabe, mas antes de ser famoso o cantor Seu Jorge já morou na rua. Filho mais velho de quatro irmãos, nasceu na favela do Gogó da Ema no Rio de Janeiro e teve uma infância muito pobre. 
Primogênito de quatro filhos, Seu Jorge teve uma infância tranquila, frequentando a escola e ajudando a mãe a tomar conta dos irmãos. Começou a trabalhar com apenas dez anos de idade em uma borracharia, primeira de várias ocupações como contínuo, marceneiro e office-boy, entre outras. As variadas profissões nunca ofuscaram o seu verdadeiro desejo de se tornar músico. Desde adolescente, frequentava as rodas de samba cariocas acompanhando o pai e os bailes funk da periferia, e cedo começou a se profissionalizar cantando na noite.
Foi aí que a morte de seu irmão Vitório em uma chacina levou a família à desestruturação, e Seu Jorge acabou virando sem-teto por cerca de três anos. A nova virada se deu quando o clarinetista Paulo Moura o convidou para fazer um teste para um musical de teatro. Foi aprovado e acabou participando de mais de 20 espetáculos com o Teatro da Universidade do Rio de Janeiro, como cantor e ator.
Participou depois da formação da banda Farofa Carioca, que lançou seu primeiro CD em 1998 com uma competente mistura da ritmos negros de várias partes do mundo, como samba, reggae, jongo, funk e rap. A partir daí, Seu Jorge tem sua carreira engrenada e passa a participar de vários projetos, como um disco de tributo a Tim Maia e a participação em estúdio e na turnê da banda brasileira Planet Hemp, em 2000.
Seu Jorge é primo do sambista Dudu Nobre. O apelido, ele ganhou do amigo Marcelo Yuka.

01/10/2014

Dia do Idoso.

O dia 1º de outubro é o dia em que se homenageia o idoso com uma data especial.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, são consideradas idosas as pessoas com mais de sessenta e cinco anos de idade, chamados também de grupo da terceira idade. Com o passar dos anos, as pessoas precisam de mais atenção, carinho, e paciência, porem nem todos compreendem as mudanças e as necessidades que vão surgindo com o envelhecimento do corpo e da mente humana. Abaixo esta transcrita uma carta de um idoso, à todos aqueles que questionam as suas necessidades no decorrer da vida.

Carta de um idoso: Texto para ler e refletir.

O dia em que este velho não for mais o mesmo, tenha paciência e me compreenda. Quando derramar comida sobre minha camisa e esquecer como amarrar meus sapatos, tenhas paciência comigo e lembra-te das horas em que passei te ensinando a fazer as mesmas coisas.
Se quando conversares comigo, eu repetir as mesmas histórias, que sabes de sobra como terminam, não me interrompas e me escute. Quando eras pequeno, para que dormisses, tive que te contar milhares de vezes a mesma estória até que fechasses os olhinhos.
Quando estivermos reunidos e sem querer fizer minhas necessidades, não fiques com vergonha. Compreendas que não tenho culpa disso, pois já não as posso controlar. Penses, quantas vezes, pacientemente, troquei tuas roupas para que estivesses sempre limpinho e cheiroso.
Não me reproves se eu não quiser tomar banho, sejas paciente comigo.
Lembra-te dos momentos que te persegui e os mil pretextos que inventava pra te convencer a tomar banho.
Quando me vires inútil e ignorante na frente de novas tecnologias que já não poderei entender, te suplico que me dê todo o tempo que seja necessário, e que não me machuques com um sorriso sarcástico
Lembra-te que fui eu quem te ensinou tantas coisas. Comer, se vestir e como enfrentar a vida tão bem como hoje o fazes. Isso é resultado do meu esforço da minha perseverança.
Se em algum momento, quando conversarmos, eu me esquecer do que estávamos falando, tenhas paciência e me ajude a lembrar. Talvez a única coisa importante pra mim naquele momento seja o fato de ver você perto de mim, me dando atenção, e não o que falávamos.
Se alguma vez eu não quiser comer, saibas insistir com carinho. Assim como fiz contigo.
Também compreendas que com o tempo não terei dentes fortes, e nem agilidade para engolir.
E quando minhas pernas falharem por estar tão cansadas, e eu já não conseguir mais me equilibrar…
Com ternura, dá-me tua mão para me apoiar, como eu o fiz quando tu começastes a caminhar com tuas perninhas tão frágeis.
E se algum dia me ouvires dizer que não quero mais viver, não te aborreças comigo. Algum dia entenderás que isto não tem a ver com teu carinho ou com o quanto te amo.
Compreendas que é difícil ver a vida abandonando aos poucos o meu corpo, e que é duro admitir que já não tenho mais o vigor para correr ao teu lado, ou para tomá-lo em meus braços, como antes.
Sempre quis o melhor para ti e sempre me esforcei para que teu mundo fosse mais confortável, mais belo, mais florido.
E até quando me for, construirei para ti outra rota em outro tempo, mas estarei sempre contigo e zelando por ti.
Não te sintas triste ou impotente por me ver assim. Não me olhes com cara de dó. Dá-me apenas o teu coração, compreenda-me e me apoie como o fiz quando começastes a viver. Isso me dará forças e muita coragem.
Da mesma maneira que te acompanhei no início da tua jornada, te peço que me acompanhes para terminar a minha. Trata-me com amor e paciência, e eu te devolverei sorrisos e gratidão, com o imenso amor que sempre tive por ti.
Atenciosamente,
Teu velho.
(Autor Desconhecido)

08/10/2014

Filme: O líder da Classe.

O filme (Front of the Class - O líder da Classe ou O Primeiro da Classe) mostra o preconceito que Brad Cohen (Jimmy Wolk) sofreu por toda a sua vida por fazer esses "barulhos" estranhos devido a Síndrome de Tourette. As pessoas não entendiam, achavam que era uma brincadeira de mal gosto e o desprezavam e o castigavam por isso (inclusive o seu próprio pai o maltratava). Mas ele não se deixou abater e mostrou que era superior a qualquer tipo de preconceito e então resolveu dar aulas para crianças, coisa que ele amava e sempre sonhou em fazer. E se tornou o professor mais amado entre seus alunos. Esse filme narra a história de vida de Brad Cohen(Jimmy Wolk),que tem Síndrome de Tourette(é um distúrbio neurológico que faz com que o corpo perca o controle e a pessoa com essa doença tem "tiques" nervosos) e mesmo assim ele não deixa que essa deficiência o vença. Desde os 6 anos,ele tem esse problemas, mas sua mãe sempre o incentivou a ter uma vida como a de todo mundo, não é por conta do Tourette que ele não podia ter uma vida comum. Foi um diretor que o fez ser aceito na escola e pela ignorância dos professores que ele teve na vida, decidiu ser o professor que ele nunca tinha tido. Ele adora ensinar o mais importante: que nada nunca o impediu de viver. Baseado em fatos reais,hoje em dia o verdadeiro Brad é casado com Nancy, fez seu mestrado e faz o que ele ama fazer: dar aulas.

15/10/2014

Livro: Pare de se sabotar e dê a volta por cima, Flip Flippen. 

O que aconteceria se, em vez de você se concentrar naquilo que já fez bem, passasse a identificar seus pontos fracos, aqueles comportamentos que já viraram hábito mas que continuam a impedir que alcance seu melhor desempenho?
Em Pare de se sabotar e dê a volta por cima, Flip Flippen mostra a importância do autoconhecimento para se alcançar a satisfação pessoal e sucesso profissional.
Ele acredita que, uma vez identificadas as limitações de cada personalidade, é possível superá-las de forma definitiva e atingir resultados gratificantes.
O autor analisa diversos tipos de personalidade e apresenta exemplos da vida real com os quais teve contato ao longo de sua carreira de psicoterapeuta, revelando como as soluções inusitadas que sugeria para cada caso levaram os indivíduos a refletir sobre seus comportamentos limitadores e a mudar de atitude a fim de alcançar objetivos profissionais e pessoais.
O programa de superação das limitações pessoais apresentado neste livro é bem simples e já ajudou a melhorar a vida de milhares de indivíduos, entre os quais líderes empresariais, executivos do mercado financeiro, educadores a atletas.
Ao corrigir comportamentos negativos, você irá se surpreender com um aumento considerável em sua produtividade e uma melhora nos relacionamentos pessoais.
Fica a dica de leitura para o final de semana.

22/10/2014

Texto: Faça
Marcio Ricardo Medeiros Oliveira.

Toda escolha que você fizer e toda decisão que você tomar terá seu lado bom e seu lado ruim. Considere-os com cuidado e tome a decisão. Uma resposta menos que perfeita é infinitamente melhor do que não fazer nada. Tudo que você se dispõe a fazer envolve alguns riscos e desafios. Para qualquer coisa que você empreender existem muitas razões para não fazê-lo. Pese os riscos e os benefícios e, então assuma o compromisso de agir. Decida o que você quer fazer, com os olhos bem abertos, e leve isso em frente sem olhar para trás. Existem muitas direções dentre as quais você pode escolher. Mesmo assim, você precisa escolher. Suas possibilidades são significativas apenas quando você escolhe algumas delas e rejeita o resto. Tentar fazer tudo ao mesmo tempo é tão inútil quanto não tentar nada. Defina-se. Escolha seu caminho e comece a andar. Decida o que quer fazer e mãos à obra. 

29/10/2014

Texto: O preconceito está em nós.

O preconceito não é só coisa de grupos sectários, como skinheads, pois surge, às vezes, da tola pretensão de valorizar a si mesmo ao depreciar diferentes escolhas religiosas, estéticas, desportivas ou musicais. Ele pode se manifestar, às vezes, disfarçado de humor, como na humilhação – ou bullying – de um estudante por seu sotaque regionalou pela forma como se veste.
Muitas formas de intolerância resultam de visões e superstições presentes nas relações familiares e afetivas e de valores disseminados na sociedade.
É difícil não discriminar, pois, ao generalizar experiências pessoais, já prejulgamos. Mais complicado ainda é reconhecer como desfiguramos traços de caráter e sentimentos pessoais ao descrever quem estranhamos.
Os julgamentos preconceituosos, no entanto, nem sempre são definitivos, assim como as afirmações científicas. O que parecia bem compreendido há alguns anos, como a constituição e a expansão do Universo, hoje apresenta vários pontos obscuros. Por isso, valorizar a variedade de culturas, o questionamento dos saberes e a necessidade do contraditório é o que devemos fazer sem propagar outro mito, o da neutralidade absoluta.
Por Luis Carlos de Menezes.

12/11/2014

Texto: Viva com determinação!

A vida melhora imensamente quando você para de deixar as coisas acontecerem e passa a fazer as coisas acontecerem.
Ao invés de ser uma vítima, seja alguém que faz.
Ao invés de procurar alguém para culpar, procure pelo que você pode fazer.
Ao invés de perguntar “Por que isso aconteceu comigo?”, pergunte “O que posso fazer?”
Estabeleça suas prioridades e concentre-se em seus objetivos.
Nenhuma situação pode lhe derrotar quando você vive com determinação. As coisas que lhe acontecem têm uma importância menor ao lado do que você pode fazer com elas.
Seu senso de direção, seu foco, seu comprometimento e ação eficaz guiarão você em qualquer situação, não importa o que aconteça.
Seja responsável – nos seus pensamentos, suas palavras, suas crenças, suas ações – pelas coisas que acontecem, e elas serão muito mais ao seu gosto.
Faça a vida acontecer e ela acontecerá para você também.

26/11/2014

João Guimarães Rosa.
Médico, escritor e diplomata brasileiro.

27/06/1908, Cordisburgo, MG
19/11/1967, Rio de Janeiro, RJ

Guimarães Rosa é considerado por muitos críticos o maior escritor brasileiro da segunda metade do século 20.
Autodidata, Joãozinho, como era chamado quando criança, começou a estudar diversos idiomas, iniciando pelo francês, quando ainda não tinha sete anos.
Morando na casa dos avós em Belo Horizonte, terminou o curso primário. Iniciou o curso secundário, em regime de internato, no Colégio Santo Antônio, em São João del-Rei, mas não conseguiu se adaptar e retornou a Belo Horizonte, onde se formou.
Em 1925, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais, com apenas 16 anos. Sua estreia nas letras se deu em 1929, ainda como estudante. Escreveu quatro contos, todos premiados.
Em 27 de junho de 1930, aos 22 anos, casou-se com Lígia Cabral Penna, de 16 anos, com quem teve duas filhas: Vilma e Agnes. No mesmo ano se formou e passou a exercer a profissão de médico em Itaguara, então município de Itaúna (MG), onde permaneceu cerca de dois anos.
Foi nessa localidade que passou a ter contato com os elementos do sertão que serviram de referência e inspiração para sua obra literária.
Ainda nos anos 1930, Guimarães Rosa participou de outros dois concursos literários. Em 1936, a coletânea de poemas "Magma" recebeu o prêmio de poesia da Academia Brasileira de Letras. Um ano depois, sob o pseudônimo de Viator, concorreu ao prêmio Humberto de Campos, com o volume intitulado "Contos", que dez anos mais tarde, após uma revisão do autor, se transformaria em "Sagarana".
Aprovado em concurso para o Itamaraty, passou alguns anos de sua vida como diplomata brasileiro na Europa e na América Latina. Em 1938, na Alemanha, conheceu Aracy Moebius de Carvalho (Ara), que viria a ser sua segunda mulher.
Durante a guerra, por várias vezes escapou da morte. A superstição e o misticismo o acompanhariam por toda a vida. Antes do final da guerra, passou dois anos em Bogotá, onde escreveu o conto "Páramo", que faz parte do livro póstumo "Estas Estórias".
Em dezembro de 1945 retornou a sua terra natal. No ano seguinte foi nomeado chefe-de-gabinete do ministro João Neves da Fontoura e seguiu para Paris como membro da delegação brasileira na Conferência de Paz.
De volta ao Brasil, fez uma excursão ao Mato Grosso, anotando tudo o que via. O resultado foi a obra "Com o Vaqueiro Mariano" (1947). Após uma viagem a Bogotá em 1948, retornou à embaixada em Paris, onde permaneceu até 1951.
Em maio de 1956, após a publicação de "Corpo de Baile", surgiu "Grande Sertão: Veredas", uma narrativa épica de 600 páginas sobre o ambiente e a gente do sertão mineiro. A história do amor proibido entre Riobaldo e Diadorim.
Em sua segunda candidatura para a Academia Brasileira de Letras, Guimarães Rosa foi eleito por unanimidade (1963). Adiou a cerimônia de posse até 1967, e faleceu três dias mais tarde na cidade do Rio de Janeiro, aos 59 anos.

10/12/2014

Filme: Conduzindo Miss Daisy.

“Conduzindo Miss Daisy” se passa em 1948, quando uma rica judia de 72 anos (Jessica Tandy), cuja personalidade é tão forte quanto uma rocha, acaba provocando um acidente com seu novo carro, o que faz que seu filho (Dan Aykroyd) contrate um motorista, mesmo que contra a vontade da mãe. E assim, entra em cena Morgan Freeman. E assim se inicia uma relação que de início é bem conturbada, mas que com o passar do longa, acaba rompendo todas as barreiras sociais, culturais e raciais da época, se mostrando uma amizade verdadeira por mais de vinte anos.
Um lado bacana do filme é a mensagem que ele trás. A Miss Daisy não aceita o fato de não ser tão autônoma como antes e que agora tem que depender de alguém para ajudá-la em algumas tarefas, e o filme nos mostra de uma maneira simples, mas bem realista essa nova realidade da personagem. O filme também trás o preconceito sofrido pelos negros antes de todas as revoluções que ocorreram, mostrando que as barreiras podem ser rompidas, e que no fim, todos somos iguais.
E todas essas nuances são tratadas pelo diretor como os ganchos do filme, onde o envelhecimento da personagem é tratado como uma fase de mudança, mas de redescoberta e adaptação.
Um filme que vale a pena, mas não só pela direção e história, mas também pelas atuações dos dois protagonistas Freeman e Tandy é magistral! Eles interpretam com a naturalidade necessária, e deixam transparecer uma amizade verdadeira, que acaba conquistando quem assiste!
O filme conquistou alguns prêmios da Academia: Melhor Filme, Melhor Atriz – Jessica Tandy, Melhor Roteiro Adaptado – Alfred Uhry, Melhor Maquiagem.

17/12/2014

Livro: A Semente da Vitória.
Autor: Nuno Cobra.

Nuno Cobra, paulista de São José do Rio Pardo, formado pela escola de Educação Física de São Carlos e pós-graduado pela USP foi preparador físico de muitos atletas famosos, entre eles, Ayrton Senna (por mais de 10 anos), Rubens Barrichello e Mika Hakkinen. Neste livro, apresenta seu método baseado em 4 pilares fundamentais para qualidade de vida os quais incluem: Sono revitalizador, alimentação adequada, exercício físico sistematizado e meditação.
O objetivo do autor da obra é ajudar as pessoas a descobrirem a extraordinária força que existe nelas, fazendo-as perceber-se mais fortes e capazes, possibilitando transformações inacreditáveis.
Nuno é um profissional admirado e respeitado no país e no mundo como preparador físico. Seu método de trabalho, que só era conhecido pelos alunos mais próximos, agora é revelado com a publicação deste seu primeiro livro.
"O que antes parecia impossível torna-se possível quando alguém se sente apto a transpor todos os obstáculos, conhecendo a sua verdadeira grandeza interior."

24/12/2014

Filme: "A corrente do bem."

Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney (Haley Joel Osment), um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it forward", em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a ideia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene (Helen Hunt), a encontrar um novo sentido em sua vida.
Haley Joel Osment, interpreta Trevor, que inicia uma reação em cadeia de bondade para o seu projeto de Estudos Sociais nessa doce e grandiosa história dirigida por Mimi Leder, baseada na obra de Catherine Ryan Hyde e também estrelando os vencedores do Oscar Kevin Spacey e Helen Hunt.
Quanto impacto pode ter uma ideia sincera? 
Nesta natal, espalhe o bem e a bondade e faça de todos um natal iluminado! 
Um feliz natal a todos!

07/01/2015

Casimiro de Abreu 

Casimiro José Marque de Abreu foi um importante poeta brasileiro da Segunda Geração Romântica. Nasceu na cidade de Barra de São João, atual Casimirana (Rio de Janeiro) em 1837.
Em 1853, foi morar, junto com o pai, em Portugal, país onde escreveu grande parte de sua obra.
Autor de “Primaveras”, coleção de poesias de caráter melancólico e sentimental. Utilizava uma grande simplicidade na forma de escrever, aliada a um sentimento exagerado e apaixonado. Suas poesias tratavam de temas relacionados à sua vida, à casa do pai, ao amor e á saudade da terra natal.
Tuberculoso, morreu com apenas 23 anos, em 1860, numa fazenda nos arredores da cidade onde nasceu. Suas poesias fazem sucesso até hoje, principalmente, no Brasil e Portugal.

21/01/2015

21/01 - DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO.

No dia 21 de janeiro é comemorado o dia mundial da religião. A criação da data foi com o objetivo de promover a união de todas as religiões existentes no mundo, levando mais fé e esperança ao povo.
A ideia entrou em vigor a partir de 1949, através da Assembleia Espiritual Nacional.
A palavra religião vem do latim “religio, onis” e seu significado define-a como o conjunto de determinadas crenças e dogmas que levam o homem ao sagrado, onde cada uma apresenta suas práticas e ritos próprios, envolvendo ainda formas de comportamento e de cumprimento dos preceitos morais.
O Dia Mundial da Religião deve celebrar a tolerância e o diálogo entre todas as pessoas que acreditam no princípio da bondade e na força geradora de vida que vem de Deus. De fato, todos que seguem uma religião têm intimamente a crença na existência do Divino que rege nossa vida e que nos chama a compartilhar a essência da caridade para uma vida melhor.
O diálogo inter-religioso é de extrema importância para o entendimento das pessoas e para a manutenção da paz entre os povos. O respeito pela religião alheia é princípio básico da boa convivência.

28/01/2015

Poeta brasileiro
Antônio de Castro Alves

Considerado um dos mais brilhantes poetas românticos brasileiros, é chamado de "cantor dos escravos" pelo seu entusiasmo diante das grandes causas da liberdade e da justiça - a Independência na Bahia, a insurreição dos negros de Palmares, o papel da imprensa, e acima de tudo isso a luta contra a escravidão.
Antônio Frederico de Castro Alves nasceu na fazenda Cabaceiras, próxima à vila de Curralinho, hoje cidade de Castro Alves, no Estado da Bahia. 
Aos dezesseis anos foi para o Recife e começou os preparatórios para se habilitar à matrícula na Academia de Direito. Participou ativamente da vida estudantil e literária, sendo notado como poeta e orador, o que mais tarde ira torná-lo um dos arautos do movimento abolicionista e da causa republicana.
m São Paulo, cursou o terceiro ano da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, mas nas férias do fim de 1868, feriu-se no pé direito com um tiro acidental de espingarda, por ocasião de uma caçada.
Disso resultou longa enfermidade, várias intervenções cirúrgicas e finalmente a amputação do pé. Antes de regressar à sua terra natal, publicou, em 1870, o livro "Espumas Flutuantes". Foi vitimado pela tuberculose um ano mais tarde.
Castro Alves é o patrono da cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras.
Suas principais obras são: "Espumas Flutuantes", "A Cachoeira de Paulo Afonso" e o drama já mencionado "Gonzaga ou a Revolução de Minas". Ao livro "Os Escravos" pertencem "Vozes d'África" e "O Navio Negreiro", considerados os dois poemas mais representativos de sua obra.

18/02/2015

Filme: Rain Man. (Rain Man - Encontro de Irmãos)

O insensível Charlie Babbitt espera receber uma grande herança após a morte de seu pai, a quem ele não vê há anos. 
Mas Raymond (Dustin Hoffman), seu irmão mais velho, internado em uma instituição médica, alguém cuja existência Charlie ignorava até então, é quem recebe toda a fortuna. 
Raymond é um “autista sábio” com habilidades mentais seriamente limitadas em algumas áreas, mas com capacidade de gênio em outras. 
Quando Charlie rapta Raymond, a longa e maluca viagem atravessando o país, rumo a Los Angeles, ensina a ambos grandes lições sobre a vida.

25/02/2015

Livro: A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade.

Considerado um marco na carreira de Carlos Drummond de Andrade, o livro de poemas A Rosa do Povo foi publicado no ano de 1945. Na obra, pode-se sentir a tensão que obrigava o autor a transformar sua poesia em um instrumento de combate aos horrores da II Guerra Mundial (1939-1945) e ao autoritarismo do Estado Novo (1937-1945), a ditadura de Getúlio Vargas. 
Obras criadas como expressão de um engajamento político são muitas vezes pobres esteticamente, esgotando-se no período histórico em que foram criadas. Não é o caso de A Rosa do Povo, que contém algumas das criações mais significativas da fase madura de Drummond, sendo por isso considerado um de seus livros mais importantes.

04/03/2015

Filme: Crash - No Limite.

Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.
"Crash" é um filme sobre tensões raciais e sociais, apresenta personagens heterogêneos vivendo em "mundos" diferentes dentro dos limites de uma mesma cidade (Los Angeles) onde esses "mundos" diferentes entram em conflito. As personagens têm noções preconcebidas sobre as pessoas de uma etnia particular ou as pessoas de uma região geográfica e essas noções não são amigáveis o tempo todo. Essa é uma das possíveis mensagens que o filme pode nos passar. O julgamento próprio pode ser errático às vezes ou o forçamento das circunstâncias pode não ser amigável. É a representação de uma sociedade multicultural construída no racismo e na desigualdade, que limita a justiça social. Neste filme o preconceito e a estereotipagem são predominantes ao discutir direitos legais e direitos morais. A situação social influência de forma decisiva nas escolhas dos indivíduos.

11/03/2015

Livro: O Pequeno Príncipe.

Se você nunca leu "O Pequeno Príncipe" na infância, saiba que não é tarde para conhecer a obra do francês Anoine de Saint-Exupéry - a mensagem é universal e serve para todas as idades. É o livro em língua francesa mais famoso do mundo, já tendo ultrapassado a marca dos 140 milhões de cópias vendidas, publicado em mais de 160 idiomas e dialetos. Aliás, é a terceira obra mais traduzida do planeta, só ficando atrás da Bíblia e de "O Peregrino", livro cristão escrito no século XVII.
O livro "O Pequeno Príncipe", em qualquer uma das mais de 150 línguas em que é publicado, causa encanto a história do piloto cujo avião cai no deserto do Saara, onde ele encontra um príncipe, "um pedacinho de gente inteiramente extraordinário" que o leva a uma jornada filosófica e poética através de planetas que encerram a solidão humana em personagens como o vaidoso, capaz de ouvir apenas elogios; o acendedor de lampiões, fiel ao regulamento; o bêbado, que bebia por ter vergonha de beber; o homem de negócios que possuía as estrelas contando-as e encontrando-as em ambição inútil e desenfreada; a serpente enigmática; a flor a qual amava acima de todos os planetas.
À primeira vista, um livro para crianças. Na definição de Antoine Saint-Exupéry, seu autor, "um livro urgentíssimo para adultos", o que talvez explique a extraordinária sobrevivência literária de O Pequeno Príncipe.

06/05/2015

Trilogia de livros de Kiera Cass – A Seleção


A trilogia é composta pelos livros: A Seleção / A Elite / A Escolha.


A história foge da Cinderela, ele mostra toda realidade em um país da América que não é nada parecido dos livros de conto de fadas. Sim, há romance e princesas, um príncipe e um grande amor proibido.
Kiera Cass cativa em sua leitura por ser uma dissertação bem descritiva, você simplesmente entra na história. 

No livro “A Seleção” inicia com o amor proibido da personagem e uma oportunidade de mudança de vida, a busca da nova princesa. Em “A Elite”, as seis garotas escolhidas lutam pela vaga do posto ao lado do príncipe, passando por toda a realidade do país. E finalmente “ A Escolha” conta sobre os desejos do príncipe ao lado de sua amada para reerguer o país que tanto ele ama.
Vale a pena ler essa trilogia, além da ansiedade da história você ainda aprende sobre a história em si do país. Embarque nessa!!!

24/06/2015

Uma Curva no Tempo

"A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo.
Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona?
A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou.
Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?"

08/07/2015

Meninas que adestram lobos: 

É um livro de criado com o objetivo de levar apoio emocional e espiritual aos pacientes com lúpus.
Aborda situações em que vivem essas pessoas e é dedicado especialmente às mulheres, porque são elas os 90 % dos pacientes afetados. Lupus é uma palavra de origem Latim, que significa lobo. Com esta tese nasceu a inspiração para o título " Meninas que adestram lobos".

Prólogo elaborado pela escritora e guionista espanhola, Isabel De Ron. 

e-book: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/4977350

Tem uma página sobre o lupus com o tema do livro no facebook:
https://m.facebook.com/meninasqueadestramlobos

Assista também no youtube:https://www.youtube.com/watch?v=6w5sGrxCg3Y

E o que é LUPUS que o Dr. House tanto fala? 
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, em que as células responsáveis pela defesa produzem anticorpos contra células do próprio organismo. Esse processo pode desencadear inflamações por todo o organismo, causando os mais variados sintomas. A evolução da doença costuma ser crônica, com períodos de melhora (remissão) e de piora (exacerbação).
Como a doença pode acometer diversos órgãos, principalmente se não for tratada corretamente, suas consequências são variadas, podendo desencadear diversos tipos de comprometimentos, como por exemplo: cutâneo (lesões de pele); articular (artrite intermitente); hematológico (anemia); cardíaco (pericardite e aterosclerose); pulmonar (inflamação da pleura e hipertensão); insuficiência renal (mal funcionamento dos rins); neuropsiquiátrico (desordens de humor, de movimento e de ansiedade, cefaleia, convulsões e psicose, dentre outros).
O lúpus acomete pessoas de todas as raças, sendo 9 a 10 vezes mais frequente nas mulheres em idade fértil. No mundo, sua incidência é de 1 a 22 casos para cada 100 mil pessoas, anualmente, com prevalência de 7 a 160 casos/100 mil pessoas em um ano.
No Brasil foi realizado um estudo epidemiológico, na região Nordeste, que estimou a prevalência anual da doença em 8,7 pessoas para cada 100 mil pessoas no nosso país.

Saiba mais sobre lupus em: http://www.vivermaislupus.com.br/

23/07/2015

Inside Out (original) ou Divertida Mente (título no Brasil) é um filme de animação em 3D produzido pela Pixar Animation Studios e distribuido pela Walt Disney Pictures, considerando-se que este seja o décimo-quinto animado realizado pelo estúdio. 
O filme é baseado numa ideia original de Pete Docter,que dirigiu o filme, junto com o co-diretor Ronnie del Carmen e produtor Jonas Rivera. 
O filme é definido na cabeça de uma jovem garota, Riley, uma menina de 11 anos, que terá que dizer adeus a uma vida feliz em Minnesota e começar uma nova vida bastante desagradável em San Francisco. Os espectadores vão penetrar no seu cérebro e perceber como se formam as memórias, e como uma mistura de cinco emoções humanas – Alegria, Tristeza, Raiva, Nojinho e Medo – define as experiências vitais, e fazer novos amigos.
Esse filme encanta não só as crianças, mas também os adultos, relembrando a época mais confusa da vida humana!

Vale a pena assistir!

05/08/2015

Com as volta às aulas deixo pra vocês uma pergunta: Qual é o limite entre o trote e o crime?

O trote universitário é uma espécie de ritual de passagem que existe desde o surgimento das primeiras universidades, na Idade Média. Em teoria, essa prática deveria promover a integração entre calouros e veteranos. No entanto, cada vez mais, ela vem se tornando violenta e humilhante. Os excessos e abusos são frequentes, resultando em traumas e até mesmo em mortes. 
Em São Paulo, para tentar resolver o problema, deputados estaduais se reuniram em uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que investigou denúncias de violação de direitos humanos em trotes de universidades do Estado. Entre outras medidas, a CPI sugeriu que, em caso de violência, o trote passe a ser considerado uma forma de tortura.
Um caso emblemático é o do jovem Edison Tsung Chi Hsueh que, em 1999, foi obrigado a entrar na piscina, sem saber nadar. O calouro morreu afogado, e quatro estudantes foram acusados pela morte do rapaz. O caso foi arquivado pelo Superior Tribunal de Justiça por falta de provas, e os estudantes foram inocentados.
Embora o trote estudantil, especificamente, não seja crime, a advogada Alessandra Prata esclarece que os atos praticados nos trotes podem configurar diversas infrações previstas no Código Penal, como lesão corporal (artigo 129), injúria (artigo 140), ameaça (artigo 147l), constrangimento ilegal (artigo 146) e até homicídio (artigo 121).
Segundo ela, as instituições de ensino também podem ser responsabilizadas pelos trotes abusivos, por meio do Código de Defesa do Consumidor. “Também há a responsabilização civil, a famosa indenização por danos morais. O aluno que for vítima de trote e sentir-se lesado deve procurar um advogado para ajuizar esta ação”, explica.
Fica ai para se pensar: Você concorda com esse tipo de enfoque? Na sua opinião, quais as causas da violência na recepção aos calouros? Quando a prática deixa de ser uma brincadeira entre colegas e se torna efetivamente criminosa? Qual é o limite entre o trote e o crime? 

Fontes: http://noticias.terra.com.br/educacao/trote-estudantil-acao-vexatoria-e-crime-pelo-codigo-penal,2aa298978dbbb410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

19/08/2015

Essa quarta da bibliotecaria está voltada às mamães que tem filhotes prematuros ou que acabaram de ter.


Há um artigo muito interessante que é um manual em sete capítulos, destinados a sete sessões de ensino das mães. A primeira sessão é sobre a importância do aleitamento materno;
a segunda mostra a estrutura da mama; a terceira, a fisiologia da lactação; a quarta focaliza o colostro; a quinta aborda a técnica da amamentação; a sexta é dedicada à ordenha do leite; e, na sétima sessão, são destacadas as medidas preventivas e corretivas para a mama ingurgitada e a fissura mamilar.
Um pouquinho sobre o artigo/manual: "O aleitamento materno de prematuros (RNPT) é menos frequente que o de recém-nascidos de termo, devido à imaturidade das crianças e aos distúrbios que costumam apresentar após o nascimento. Estas limitações, porém, não constituem um obstáculo definitivo, e alguns programas de estímulo à prática da amamentação de prematuros têm logrado aumentar significativamente a taxa de amamentação. De modo geral, estas crianças permanecem por períodos prolongados nas unidades neonatais, onde o estímulo à prática da amamentação deve ter início.
A partir destas constatações e da falta de um programa estruturado de ensino dirigido às mães de prematuros quanto ao valor e à prática da amamentação, foi redigido um manual específico. O manual, descrito na sequência do texto, contém informações encontradas na literatura, e tem como objetivo a programação e estímulo ao aleitamento nas Unidades de
Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e serviços ambulatoriais
que atendam aos prematuros. O manual foi utilizado em caráter experimental por enfermeiras em uma UTIN, como relatado no artigo sequente desta Revista, e poderia ser utilizado por outros profissionais da área da saúde."

E se encontra aqui: 
http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1333107897Amam%20pretermo.pdf

16/09/2015

Em “Quem me roubou de mim?” Padre Fábio de Melo aborda uma violência sutil, mas destruidora, que aflige muitas pessoas: o sequestro da subjetividade. Essa expressão pouco comum refere-se à privação que sofremos de nós mesmos quando estabelecemos com alguém, nas palavras do próprio autor, “um vínculo que mina nossa capacidade de ser quem somos, de pensar por nós mesmos, de exercer nossa autonomia, de tomar decisões e exercer nossa liberdade de escolha”. Uma vez sequestrados, perdemos a capacidade de sonhar, ficamos impossibilitados de viver as realizações para as quais fomos feitos e não temos com quem reclamar. Precisamos, portanto, estar sempre atentos para que isso não nos aconteça pois, como escreve padre Fábio: “Nenhuma relação humana está privada de se transformar em roubo, perda de identidade, ainda que as pessoas nos pareçam bem-intencionadas. Um só descuido e as relações podem evoluir para essa violência silenciosa. Basta que as pessoas se percam de seus referenciais, [...] que confundam o amor com posse, que abram mão de suas identidades, e que se ausentem de si mesmas”.
Este livro está entre os 10 mais vendidos da Saraiva, e é super baratinho! É bem legal pra refletir!

23/09/2015

Nos livros mais vendidos na revista Veja no dia de hoje (23/09/15), este está em 2º lugar na lista de ficção. O mesmo está durante 04 semanas na lista, sendo que na lista da semana passada ele andou uma casa....
Vamos falar de: UM ANO INESQUECÍVEL, um livro de Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Babi Dewet e Bruna Vieira.
Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas... E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar. Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!

14/10/2015

Vamos mostrar a luta e coragem de uma mulher que escreveu um livro sobre sua doença.
A nutricionista e professora universitária Adriana Zadrozny tinha acabado de ser mãe novamente. Com um bebê em casa e um filho adolescente, Adriana descobriu o câncer de mama em 2010.
A obra, que foi lançada quinta-feira passada (8), em Curitiba, mescla conselhos, reflexões, informações científicas aprendidas durante o tratamento e também tiradas bem-humoradas da autora. A autora optou em manter neste formato do diário para que nenhum sentimento fosse perdido e então mantida a proporção real da sua caminhada. O livro é um lançamento da Máquina de Escrever Editora e Gestora Cultural e é resultado de captação de recursos via campanha de crowdfunding.
O objetivo de transformar a trajetória em livro é apagar a ideia da desesperança, segundo Adriana, tão comum quanto as pessoas passam pelo câncer de mama e também orientar a família das pessoas. “A família, os amigos, muitas vezes, não sabem como agir. Não é preciso falar só sobre isso, pode-se substituir o papo com uma ida a manicure, por exemplo”, exemplifica. “Quero deixar a mensagem positiva: manter a fé, o otimismo, tirar algo bom de tudo que a gente faça, isso faz a diferença. E mostrar que somos protagonistas dessa história”, conclui.
Confira essa emocionante história e compartilhe conosco!!!

21/10/2015

Hoje a indicação não é livro sobre o tema mais comentado em outubro, e sim um filme!

O filme O GENE ROSA, lançado em 2013 nos EUA, conta a história de Annie.
Annie Parker teve uma infância feliz. A família, unida por fortes laços de amor, sempre foi o pilar da sua vida. Sem que ninguém pudesse prever, a mãe morre com cancro da mama. Pouco tempo depois, Joan, a sua irmã mais velha, descobre um carcinoma no peito, falecendo alguns meses depois. Quando Annie é diagnosticada com a mesma doença, percebe que, muito mais do que uma simples coincidência, algo se passará na sua família. E está determinada a prová-lo, recorrendo a todos os meios disponíveis. Ao mesmo tempo que ela luta pela sua vida, Mary-Claire King, uma geneticista de renome, esforça-se por convencer os seus pares da correlação entre factores genéticos nalguns casos de cancro. Quando o destino das duas se cruza, nasce uma amizade profunda que culminará num dos mais importantes achados científicos do século XX: a descoberta do gene BRCA1, cuja mutação predispõe os seus portadores a desenvolver alguns dos tipos mais comuns de cancro da mama.
Com argumento e realização de Steven Bernstein, um filme dramático sobre esperança e determinação, baseado num caso real que aconteceu nos EUA durante as décadas de 1970/80. Samantha Morton, Helen Hunt, Rashida Jones e Aaron Paul dão vida às principais personagens. PÚBLICO

Assista ao trailer desse lindo filme:
https://www.youtube.com/watch?v=dnP0wyudmNo

28/10/2015

Finalizando nossa ajuda a esse mês tão lindo, vamos falar da conscientização do apoio familiar à essas mulheres que lutam por suas vidas.
Na hora de enfrentar o câncer, a formação do tripé paciente/profissionais de saúde/família é essencial. Informe-se, busque orientação e saiba a melhor forma de dar e receber apoio.
Muito já se falou sobre a importância da participação da família no tratamento da paciente, mas é essencial saber como participar, como acompanhar todas as etapas da doença, como cuidar e a melhor maneira de se informar sobre o assunto. Para começar, é muito importante que o cuidador não confunda cuidar da paciente com assumir suas tarefas. Em muitos casos, isso não é necessário e pode até prejudicar. Lembre-se de que a paciente precisa participar ativamente do processo de tratamento. Incentivar, estimular, orientar, supervisionar e acompanhar pode ser muito mais produtivo.

Conhecer a doença, os tratamentos e suas consequências físicas e emocionais pode ajudar muito na hora de dar esse suporte. Antes de qualquer coisa, pesquise muito sobre a doença, visite sites na internet, se possível acompanhe a paciente ao médico, converse com os especialistas e os psicólogos do hospital, participe de grupos de apoio e ofereça todo o suporte emocional necessário.
Para ler essas dicas na íntegra, acessem: 
http://www.mulherconsciente.com.br/cancer-de-mama/cuidadores/#familia 

Esse assunto foi abordado também na edição do dia 25/10/2015, no programa Fantástico da Rede Globo, contou a história de duas mulheres com o diagnóstico e a importância do apoio familiar:
“Mulheres contam com apoio da família para vencer o câncer de mama
Rúbia estava com casamento marcado e Lidiane, grávida de 3 meses, quando receberam diagnóstico. “
Confiram na reportagem:
https://www.youtube.com/watch?v=uYQS7tpm3w0

04/11/2015

O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras!!!
Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção foi de que 12 mil morreram da doença em função da descoberta em estágio avançado.
O público-alvo da campanha, que é realizada durante o ano todo e tem seu ápice no mês de novembro, são homens a partir de 40 anos de idade e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros.

Em 2015, além da conscientização junto à população, o Novembro Azul atuará fortemente na esfera política, participando de ações no Congresso Nacional para debater sobre a dificuldade do acesso ao diagnóstico precoce da doença, o acesso ao tratamento e o direito ao tratamento multidisciplinar.
O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. Sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso esteja inserido nos fatores de risco.
O ritual compreende o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata. O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom. Somente com o resultado dessa análise do tecido é que poderá ser fornecido o diagnóstico.
Sabe-se que uma mudança no estilo de vida é crucial para aumentar a sobrevida, incluindo uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas no dia a dia.


Saiba mais e compartilhe a informação:
http://www.novembroazul.com.br/