Quarta da Bibliotecária
22/01/2014
Boa tarde família! Hoje vamos dar a dica de um filme, onde a união, a determinação, a coragem e a paciência são qualidades altamente presentes.
"Quando todo um país passava por dificuldades, ele inspirou pessoas a nos dar esperança." (O grande desafio - The Great Debaters)
Dirigido e estrelado pelo ator norte-americano Denzel Washington. Melvin Thompson (Denzel Washington) é um brilhante professor e amante das palavras. Embora tenha convicções políticas que possam atrapalhar sua carreira, ele decide apostar nos seus alunos para formar um grupo de debatedores e colocar a pequena Wiley College, do Texas, no circuito dos campeonatos entre as universidades. Mas o seu maior objetivo é enfrentar a tradição de Harvard diante de uma enorme platéia. Inspirado em fatos reais.

05/12/2014
Boa tarde família! Hoje nós vamos falar sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, que foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre os meses de julho e outubro de 1932, onde o Estado de São Paulo visava a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.
A Revolução Constitucionalista de 1932
A Revolução Constitucionalista de 1932 aconteceu em São Paulo e foi uma insurreição contrária ao novo quadro político que se instaurou no país após a Revolução de 1930.
As elites paulistas, as classes mais favorecidas pelo sistema que vigorou na Primeira República, almejavam, com essa agitação, reaver o domínio político que haviam perdido com a Revolução de 1930. Além deste fato, a demora do governo provisório de Getúlio Vargas em convocar a Assembléia Constituinte suscitava muita insatisfação, especialmente no Estado de São Paulo. No começo do ano de 1932, o Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Democrático (PD) lançam uma campanha a favor da Carta Constitucional do país e do término da interferência federal nos estados.
A repercussão popular é grande, o sentimento de patriotismo brota nos corações paulistas, tornando mais forte o ideal de liberdade e a disposição de se lutar por ele. No dia 23 de maio de 1932, durante a realização de um ato político no centro da cidade de São Paulo, a polícia coíbe os manifestantes, ocasionando a morte de quatro estudantes. Em homenagem a esses quatro jovens, o movimento passa a chamar-se MMDC – iniciais de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, os mortos – e amplia a base de apoio entre a classe média. Em 9 de julho começa a rebelião armada, está deflagrada a Revolução Constitucionalista.
Os comandantes militares, Isidoro Dias Lopes, Bertoldo Klinger e Euclydes Figueiredo, no entanto, sabiam que as forças federais eram superiores. Eles contam com a união e a ajuda garantida por outros estados, como Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Mas o apoio não chega, e São Paulo é cercado pelas tropas legalistas. Após ajustes, envolvendo indulto aos rebeldes e facilidades para o exílio dos líderes civis e militares do movimento, os paulistas anunciam sua rendição em 3 de outubro de 1932.

19/02/2014
Boa tarde família!
Hoje apresentaremos um pequeno texto, sobre o respeito às diferenças e singularidades de cada indivíduo, a forma abrangente de amar o próximo começa com o respeito às diferenças. E não esqueçamos que o mundo é composto de diversificações e suas inúmeras variedades.
“RESPEITAR O PRÓXIMO E AS SUAS DIFERENÇAS É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO"
Somente respeitamos verdadeiramente o outro quando o aceitamos da forma como ele é. Aceitar é permitir a máxima manifestação, sem controles ou manipulações. E para aceitar plenamente o outro, precisamos ter maturidade espiritual. Atualmente, vivenciamos poucos elementos de espiritualidade nas relações e, como consequência, lutamos uns contra os outros. Agir respeitando a tudo e a todos é o resultado da própria evolução. É ter disposição para dar e receber e não julgar. É ter a capacidade de reconhecer a importância do outro, aprendendo a respeitar as diferenças, consciente de que tudo o que fazemos tem uma consequência, para o bem ou para o mal.
Quem respeita, compreende e aceita tudo e todos conhece a importância de cada atitude e passa a zelar por seus atos e palavras, procurando fazer de sua vida um exemplo de respeito ao próximo. Assim, a pessoa sempre age de forma responsável, com cooperação, solidariedade, cultivando valores espirituais e relacionamentos cosmoéticos, baseados no amor e no respeito mútuo.

05/03/2014
Boa tarde família!
Hoje nós vamos falar sobre a história da Guerra De Canudos, o líder Antônio Conselheiro, o Messianismo no Nordeste do início da República, conflitos sociais na História do Brasil. Vale ressaltar, que a história da guerra também se encontra no livro "Os Sertões" de Euclides da Cunha, que acompanhou de perto este triste episódio da história brasileira.
HISTÓRIA DA GUERRA DE CANUDOS
A situação do Nordeste brasileiro, no final do século XIX, era muito precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente a população mais carente. Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social. Em novembro de 1896, no sertão da Bahia, foi iniciado este conflito civil. Esta durou por quase um ano, até 05 de outubro de 1897, e, devido à força adquirida, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado por fanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego.
O beato Conselheiro, homem que passou a ser conhecido logo depois da Proclamação da República, era quem liderava este movimento. Ele acreditava que havia sido enviado por Deus para acabar com as diferenças sociais e também com os pecados republicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos. Com estas ideais em mente, ele conseguiu reunir um grande número de adeptos que acreditavam que seu líder realmente poderia libertá-los da situação de extrema pobreza na qual se encontravam.
Com o passar do tempo, as ideias iniciais difundiram-se de tal forma que jagunços passaram a utilizar-se das mesmas para justificar seus roubos e suas atitudes que em nada condiziam com nenhum tipo de ensinamento religioso; este fato tirou por completo a tranquilidade na qual os sertanejos daquela região estavam acostumados a viver.
Devido a enorme proporção que este movimento adquiriu, o governo da Bahia não conseguiu por si só segurar a grande revolta que acontecia em seu Estado, por esta razão, pediu a interferência da República. Esta, por sua vez, também encontrou muitas dificuldades para conter os fanáticos. Somente no quarto combate, onde as forças da República já estavam mais bem equipadas e organizadas, os incansáveis guerreiros foram vencidos pelo cerco que os impediam de sair do local no qual se encontravam para buscar qualquer tipo de alimento e muitos morreram de fome. O massacre foi tamanho que não escaparam idosos, mulheres e crianças.
Pode-se dizer que este acontecimento histórico representou a luta pela libertação dos pobres que viviam na zona rural, e, também, que a resistência mostrada durante todas as batalhas ressaltou o potencial do sertanejo na luta por seus ideais. Euclides da Cunha, em seu livro Os Sertões, eternizou este movimento que evidenciou a importância da luta social na história de nosso país.

12/03/2014
Boa tarde família!
Hoje nós vamos falar de um renomado escritor brasileiro, Lima Barreto, grande defensor do território brasileiro.
LIMA BARRETO
#NomeCompleto
Afonso Henriques de Lima Barreto
#Quemfoi
Lima Barreto foi um escritor e jornalista brasileiro.
#Nascimento
Lima Barreto nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 13 de maio de 1881.
#Morte
Lima Barreto morreu na cidade do Rio de Janeiro em 1 de novembro de 1922.
#Biografiaresumida:
- Filho de pais pobres, ficou orfão de mãe ainda na infância (quando tinha 6 anos).
- Estudo no Colégio Pedro II (curso secundário) e no curso de Engenharia da Escola Politécnica.
- Abandonou o curso para trabalhar e sustentar a família. Trabalhou como escrevente coopista na Secretaria de Guerra.
- Para aumentar a renda, escrevia textos para jornais cariocas.
- Era simpático ao anarquismo e militou na imprensa socialista da época.
- Alcoólatra, teve vários problemas relacionados à depressão. Chegou a ser internado algumas vezes com problemas psiquiátricos.
- Faleceu aos 41 anos de idade.
#Característicaseestiloliterário:
- Escreveu romances, sátiras, contos, textos jornalísticos e críticas.
- Abordou em suas obras as grandes injustiças sociais;
- Fez críticas ao regime político da República Velha.
- Possuía um estilo literário fora dos padrões da época. Seu estilo era despojado, coloquial e fluente.
- É um escritor de transição entre o Realismo e o Modernismo.
#Principaisobras
- Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909)
- Triste fim de Policarpo Quaresma (1915)
- Numa e ninfa (1915)
- Os bruzundangas (1923)
- Clara dos Anjos (1948)
- Diário Íntimo (1953)
#Frasesmarcantes
"O Brasil não tem povo, tem público."
"Tudo tem um limite e o football não goza do privilégio de cousa inteligente."

02/04/2014
DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
Das cerca de um milhão de pessoas no Brasil diagnosticadas com autismo, apenas 100 mil recebem algum tipo de atendimento.
O autismo é uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação das pessoas, alterando também a forma como ela se comporta e estabelece relacionamentos.
Os problemas causados por esta desordem podem variar. Existem crianças autistas que possuem inteligência e fala intactas, já outras convivem com sérios problemas de desenvolvimento na sua linguagem. Segundo especialistas, o problema atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela ONU, em 2007. Ele acontece anualmente em 2 de abril, e promove ações para chamar a atenção sobre o autismo.
A tonalidade azul foi escolhida como símbolo de luta contra o preconceito. Decretado pela ONU, monumentos do mundo inteiro são iluminados de azul, a cor do autismo (a cor deve-se ao fato de a síndrome incidir mais em homens que mulheres)
Caminhadas e palestras também são realizadas por pessoas usando roupas na cor azul, para ajudar na conscientização.

30/04/2014
Hoje daremos a dica de um filme, que mostra a dificuldade enfrentada por um jovem chamado Dexter, que por causa de um preconceito por sua doença ,vive uma vida solitária e vazia . Porém mostra também, que a amizade existe e consegue fazer as pessoas esquecerem seus preconceitos para viver em um mundo onde não existem barreiras para serem felizes.
A cura (The cure)
Erik (Brad Renfro) é um garoto solitário que atravessa todas as barreiras que o preconceito ergueu e se torna amigo do seu vizinho Dexter (Joseph Mazzello), que tem AIDS. Erik se torna muito ligado a Linda (Annabella Sciorra), a mãe de Dexter, e na verdade fica mais próximo dela que da sua própria mãe, Gail (Diana Scarwid), que é negligente com ele e quase nunca lhe dá atenção. Quando os dois garotos leem que um médico de Nova Orleans descobriu a cura da AIDS, tentam chegar até ele para conseguir a cura. Juntos, eles enfrentam muitas dificuldades e descobrem uma grande amizade.

07/05/2014
Boa tarde!
O Brasil tem mais de 500 anos de história, e desde o descobrimento da nossa terra muitos fatos marcaram a identidade do povo brasileiro e ajudaram a construir a nação que temos hoje. Desde os tempos do Brasil Império até a consolidação da democracia, o Brasil viveu momentos históricos muito importantes e que determinaram os rumos do país.
Vamos conhecer uma breve cronologia sobre alguns dos principais fatos históricos que marcaram o Brasil:
22 de abril de 1500: Pedro Álvares Cabral e sua frota encontram as terras brasileiras.
23 de Abril de 1500: Pedro Álvares Cabral e sua frota desembarcam no Brasil e tomam as terras para a Coroa Portuguesa.
26 de abril de 1500: Celebração da primeira missa no Brasil.
1530: Dom João III institui o regime de capitanias hereditárias no Brasil.
1 de abril de 1641: Amador Bueno da Ribeira, D. João IV, é aclamado Rei do Brasil.
1808: D. João chega ao Brasil e assina o decreto da abertura dos portos.
24 de janeiro de 1808: Chegada da família real em Salvador, na Bahia.
12 de outubro de 1808: Dom João cria o Banco do Brasil.
7 de setembro de 1822: D. Pedro I proclama a independência do Brasil. O ato dá início ao período da república e coloca fim ao período monárquico, que durou 67 anos.
1888: É promulgada a Lei Áurea e extinta a escravidão no Brasil.
1891: É promulgada a primeira Constituição da República. Deodoro da Fonseca é eleito presidente da república.
1904: Acontece a Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro.
1904: O médico sanitarista Osvaldo Cruz introduz a vacinação obrigatória contra a varíola.
1955: Juscelino Kubitschek é eleito presidente da República.
1956: O governo de Juscelino inicia uma série de ações desenvolvimentistas.
1960: JK inaugura Brasília, a nova capital federal.
1964: Um golpe militar derruba João Goulart da presidência e inicia um período de ditadura militar.
1985: Termina o regime militar brasileiro.
1989: Acontece a primeira eleição direta para presidente da república em 30 anos. O eleito é Fernando Collor de Mello.
1990: Fernando Collor de Mello toma posse como presidente eleito.
1992: O presidente Fernando Collor de Mello sofre um processo de Impeachment. Itamar Franco assume a presidência da República.
2002: Depois de três tentativas fracassadas de se tornar presidente do Brasil, em 1889,1994 e 1998, finalmente Luíz Inácio Lula da Silva vence as eleições para presidente e se torna o primeiro operário a ocupar o governo do país. Lula conseguiu se reeleger em 2006.
2010: A economista Dilma Rousseff é eleita presidente do Brasil. Ela se torna a primeira mulher a ocupar a presidência do país. Dilma é a 36ª presidente da República.

21/05/2014
Bom dia família!
Hoje daremos a dica de um filme com uma grande herança histórica e verídica. Braveheart (Coração Valente - título no Brasil) é um filme norte-americano de 1995, estrelado e realizado por Mel Gibson. Estreou nos cinemas no dia 15 de Dezembro de 1995. Braveheart recebeu dez indicações para o Oscar, ganhou em cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção (Para Mel Gibson).
Coração Valente
No século XIII, após a brutal morte de sua esposa, o escocês William Wallace (Mel Gibson) jura vingança contra aqueles que lhe tiraram a sua razão de viver. Tal vingança acaba sendo o ponto de partida para uma rebelião dos escoceses contra o tirano rei inglês Edward I (Patrick McGoohan), tendo como principal objetivo libertar a Escócia para sempre do domínio da Inglaterra.
Algumas pessoas podem não saber, mas William Wallace realmente existiu, e foi um ícone na luta pela independência da Escócia. Tanto que a atmosfera do filme é baseada nisso, em como ele se tornou um ícone, sejam os fatos aí retratados totalmente verdadeiros ou não.
O filme vale ser visto por se tratar de história, mas não apenas de uma história que está nos livros, mas sim a história do nascimento de um ícone, de um personagem que não somente foi real, mas que transcendeu a sua morte.

28/05/2014
Boa tarde família!
Hoje daremos uma dica de leitura, o romance "Trem Noturno para Lisboa" é um dos maiores best-sellers recentes da Europa e coleciona elogios da crítica.
" Trem Noturno para Lisboa"
de Peter Bieri ( pseudônimo: Pascal Mercier.)
O romance "Trem Noturno para Lisboa" é um dos maiores best-sellers recentes da Europa e coleciona elogios da crítica. A autora chilena Isabel Allende, por exemplo, o classificou como "um deleite para a alma, um dos melhores livros que li nos últimos tempos".
Numa ambiciosa trama sobre amor, vida e literatura, o romance acompanha o professor de línguas Raimundo Gregorius, morador de Berna, na Suíça. Numa manhã qualquer, Gregorious impede que uma mulher se jogue de uma ponte. Ele não consegue entender uma palavra do balbucio da suicida frustrada, mas se encanta com a musicalidade daquele idioma misterioso.
Ao descobrir que se trata do português, o professor imediatamente compra um livro do autor Amadeu Inácio de Almeida Prado. Seu encanto pela obra e pelo idioma o levará a largar sua rotina bem organizada na Suíça e pegar um trem noturno para Lisboa. Nas vielas da capital portuguesa, ele conhecerá a história do país, a luta contra a ditadura de Salazar, e redescobrirá a si próprio.

04/06/2014
Aprendi que a orientação adequada é fundamental para o sucesso do aleitamento materno”
Por Juliana, mãe da Luisa e do Davi.
A gravidez de meu segundo filho, Davi, foi uma experiência muito intensa. Engravidei mais de oito anos após o nascimento de Luisa e foi surpreendente viver de novo os vários momentos da gestação, agora sabendo o que era ser mãe.
Aos poucos, fui percebendo que essa nova oportunidade de gerar uma vida também significava uma chance de superar algumas experiências que vivera anos antes. Foi assim com o parto e com a amamentação.
Embora realmente desejasse o parto normal (e até humanizado, de que tinha pouca informação), Luisa nasceu de cesárea, indicada após a bolsa romper com mecônio. O sonho de amamentar minha filha, embora parcialmente realizado, foi permeado por alguns percalços e por vários sentimentos de frustração, que eu precisava superar.
Na época, não tive a orientação apropriada dos profissionais que me atenderam e, aos três meses de Luisa, a pediatra me deu um ultimato: se, em dois dias, ela não atingisse determinado peso, eu teria que complementar o leite materno com fórmula. E ela foi logo avisando que, com a mamadeira, Luisa iria desmamar.
Nos dois dias seguintes, dediquei-me a amamentar minha pequena como se fosse um caso de vida ou morte. E ela parece ter entendido, pois mamava dia e noite, como se pudesse “salvar” sua mãe.
A sentença, no entanto, já estava dada. Dois dias depois, entrei com o complemento. Mas, ao contrário do estigma apregoado por aquela médica (que troquei logo em seguida), segui amamentando até quase os dez meses de Luisa. Ela nunca abandonou o peito, mesmo usando mamadeira, que era sempre dada por mim, após a mamada.
Embora a amamentação de Luisa tenha sido um marco na construção de nossa relação mãe e filha, eu queria mais: sonhava com outra chance, especialmente de amamentar exclusivamente o bebê até os seis meses de idade.
Essa possibilidade somente pôde se materializar porque buscamos a humanização do parto e do nascimento de nosso filho, trocando de equipe médica no final da gestação, após frequentarmos (eu, meu marido Alexandre e Luisa) alguns encontros de gestantes.
Pouco depois, Davi nasceu de 38 semanas, em um parto normal humanizado. A mais intensa e indescritível felicidade foi tê-lo em meus braços logo após o nascimento e poder amamentá-lo por mais de uma hora, sem pressa, sem protocolos. Ficamos ali perdidos um no olhar do outro, nos reconhecendo, num momento inesquecível de minha vida, simplesmente divino.
Mas, depois daquela sensação mágica, também tivemos nossos momentos de dificuldade, especialmente no início. Fissuras, peito empedrado, cansaço. Pequenos problemas que foram sendo superados aos poucos, com o apoio e a orientação da minha querida doutora que é especialista em amamentação.
Mas o maior desafio, aquele que colocaria meu sonho em risco, viria um pouco mais tarde, aos três meses de Davi (uma coincidência!). Realizando exames de rotina, descobri que o hipertireoidismo que eu havia desenvolvido um ano antes da gravidez, havia voltado inesperadamente. Em consulta, a endocrinologista alertou-me que, com o uso da medicação, eu não poderia mais amamentar, pois a dose elevada do remédio afetaria a tireoide de Davi, bloqueando seu funcionamento.
Apesar de toda a confiança depositada em minha médica, não podia acatar sua recomendação sem ao menos ouvir outra opinião. Pedi a orientação do pediatra de meu filho, que, baseado em literatura médica atualizada, endossou a segurança da amamentação. Foram vários meses de uso do medicamento até que a função tireoidiana fosse controlada, sem qualquer alteração na tireoide do bebê.
Antes que Davi completasse seis meses, vivenciei outras situações de medo e de preocupação com uma suposta diminuição do leite, como se eu estivesse fadada ao insucesso da amamentação exclusiva. A superação veio com paciência, persistência e muita conversa com as queridas amigas do grupo de pós-parto, que me ajudaram a vencer esses obstáculos.
Hoje Davi está com um ano e um mês e, ao contrário do que eu imaginava, ainda mama no peito (só no peito). E muito! A primeira dentição, minha volta ao trabalho, a pressão social, as críticas familiares, enfim nenhum dos mitos que envolvem o ato de amamentar foi capaz de nos atrapalhar nesse instante único.
Aprendi nesses episódios que, além do desejo da mãe, a orientação adequada de profissionais especializados (e dedicados ao atendimento humanizado) é fundamental para o sucesso do aleitamento materno. Porém, mais do que isso, a construção de uma rede de apoio, formada por mulheres que vivenciam uma fase semelhante, a exemplo dos grupos de pós-parto, é imprescindível para que esse momento tão delicado da vida de uma mãe possa ser ainda mais enriquecedor.
Finalmente, também é indispensável o papel do pai, como companheiro e parceiro, nessa fase inicial da vida do bebê. Sem a participação intensa e o incentivo do Alexandre tudo teria sido muito mais difícil.
Amamentar é amar, é materializar esse sentimento tão sublime, é ser mãe em plenitude. Eu e Davi ainda queremos curtir muito esses momentos mágicos de puro prazer!
Amamentar hoje é pensar no Futuro.

02/07/2014
Livro - Feche os Olhos Para Ver Melhor: Os Limites dos Sentidos e os Sentidos dos Limites
Autor: Sérgio Sá.
O desenvolvimento de nossos próprios sentidos e a descoberta de novos limites para suas expansões é a proposta central que apresenta este livro de Sérgio Sá. São reflexões e relatos de experiências vividas pelo autor, em um depoimento sensível e tocante sobre sua condição de deficiente visual e sua relação com o mundo.
Cego de nascença, Sérgio teve sua sensibilidade trabalhada com cuidado e carinho, esculpida por uma família atenta e preocupada em "adequá-lo" à vida numa sociedade tão preconceituosa quanto repressora. O fio condutor da obra está na sugestão que o autor nos faz para que criemos novas maneiras de ver, ouvir, sentir, lidar com o mundo. Para isso, devemos reavaliar o potencial de nossos recursos físicos (tato, audição, olfato e paladar), mentais e espirituais (nossa capacidade de perdoar, de compreender, de julgar sem condenar).
Temas como a integração social do deficiente físico, a supervalorização da imagem nos dias atuais, conflitos entre individualismo e auto-estima se apresentam de maneira simples e instigante.

09/07/2014
"Orgulho de Ser Brasileiro"
Eu me orgulho de ser Brasileiro,nordestino,
E forrozeiro sou um cantador.
Jamais eu nego a minha originalidade, vim da roça pra cidade
Pra mostrar o meu valor.
Saí chorando, coração partido,
Mas eu trouxe aqui comigo muito Amor no coração.
Trago nas veias sangue puro Nordestino
Sou poeta sou Menino,nesse pedaço de chão.
Orgulho-me do Brasil
Na vivencia das florestas
Para a beleza de nossas festas
Todos dão a nota mil.
Orgulho-me também
De ter liberdade
Pois em um país de mestiços
O que importa é a igualdade.
O relacionamento da gente
Faz a vivencia das tradições
O que o povo tem na mente
Faz a felicidade das nações.
Eu tenho orgulho de ser brasileiro.
Mesmo com todas as qualidades e defeitos
Perdendo ou ganhando
chorando ou gritando.
Na vitória ou na derrota
Brasileiro nunca fecha a porta
para a esperança
e união.
Eu gosto de ser Brasileiro,
Não tenho inveja e nem quero ser estrangeiro
Não tenho dinheiro, mas tenho dignidade
Que e a Maior felicidade que um homem pode ter,
Todo homem sonha com trabalho
Somos todos operários que faz o Brasil crescer.
23/07/2014
Filme: 12 anos de escravidão (12 Years a Slave)
Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.
Um dos favoritos do Oscar 2014, "12 Anos de Escravidão" levou a cobiçada estatueta de melhor filme no Oscar 2014 , vencedor do Globo de Ouro de Melhor Drama, o filme concorreu ao Oscar também nas categorias de Melhor Ator (Chiwetel Ejiofor), Melhor Ator Coadjuvante (Michael Fassbender), Melhor Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong'o, que levou o prêmio), Melhor Direção (Steve McQueen), Melhor Roteiro Adaptado (John Ridley), Melhor Figurino, Melhor Edição e Melhor Direção de Arte. Um filme que emociona e mostra a triste realidade vivida por volta dos anos de 1841.

06/08/2014
SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO - SMAM
TEMA: Amamentação: um ganho para toda vida!
Amamentação: uma vitória para toda vida!
A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.
Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.
O documento chamado “Declaração de Innocenti” apresentou quatro objetivos operacionais:
• Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação;
• Implementar os "10 passos para o sucesso da amamentação" em todas as maternidades;
• Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembleia Mundial de Saúde;
• Adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.
Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Essa Organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”.
A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento.
No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.
SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO TEVE INICIO NA ÚLTIMA SEXTA FEIRA (1° de Agosto)
Cursos e oficinas são oferecidos à população.
Tema ressalta a importância de aumentar.
Em 1990, oito objetivos globais, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), foram estabelecidos por governos e pelas Nações Unidas para combater a pobreza e promover o desenvolvimento saudável e sustentável de uma forma abrangente até 2015.
1. Acabar com a fome e a miséria
2. Atingir o ensino básico Universal
3. Promover a igualdade entre os sexos e autonomias das mulheres.
4. Reduzir a mortalidade Infantil
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças.
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento
DADOS / Nas últimas décadas, a mortalidade infantil diminuiu 40%, porém ainda assim quase sete milhões de meninas e meninos, menores de cinco anos, morrem todos os anos, de doenças previsíveis.
À medida que a taxa global de mortalidade de menores de cinco anos diminuiu, a proporção de mortes neonatais (durante o primeiro mês de vida) está aumentando. Em nível mundial, a mortalidade materna tem diminuído, em 1990, foram 400 a cada 100.000 nascidos vivos, e em 2010, foram 210. Porém, metade das mulheres tem dado à luz em maternidades que não estão preparadas para cuidar de maneira adequada da mãe e do bebê.
Ao proteger, promover e apoiar o aleitamento materno, todos podem contribuir com cada um dos ODM de maneira substancial. O aleitamento materno exclusivo e a alimentação complementar adequada e oportuna são intervenções essenciais para melhor a sobrevivência infantil e pode salvar por volta de 20% das meninas e meninos menores de cinco anos.

13/08/2014
Filme: Patch Adams: O Amor É Contagioso
(Baseado em uma história real - com Robin Williams)
"Nunca é tarde para uma revolução de amor".
Patch Adams.
Quebrar paradigmas, ou até mesmo enfrentá-los não é tarefa das mais fáceis, levando em conta que muitos desses modelos são produtos de séculos de experiência. Diante disso, são poucos os que se dispõem a enfrentar esse desafio. No filme Patch Adams – O Amor é Contagioso, dirigido por Tom Shadyac, temos um grande exemplo de um homem em busca de “mudanças”. Esse homem é Patch Adams, interpretado pelo ator Robin Williams – que acredita ser a risada a chave para a melhoria da qualidade de vida.
De início, Patch Adams é apresentado como interno de uma clínica, após uma tentativa de suicídio. Em sua estadia nessa clínica, ele percebe que quase nada é feito para restaurar os pacientes, o que o deixa intrigado. Um dia, de forma hilária, nosso protagonista consegue ajudar o seu companheiro de quarto a enfrentar um de seus medos. Ao auxiliá-lo, ele percebe que se sente bem ajudando as pessoas e resolve deixar o hospício para tornar-se um médico.
Ao conseguir ingressar no curso de Medicina, Patch percebe que a mesma frieza relacional existente no sanatório é encontrada na faculdade, e que os pacientes são tratados como “coisas” e não como seres humanos. Toda e qualquer relação entre médico/paciente é vista com desdém. Percebendo isso, ele decide tornar-se um médico humanista. Seu intuito principal vai ser o de melhorar a qualidade de vida dos seus pacientes, através de boas risadas. Contudo, devido aos seus procedimentos nada convencionais, o personagem central vai ter que suportar duras críticas de seus colegas universitários, além de ter que enfrentar o inflexível reitor da universidade.

03/09/2014
7 de setembro – Dia da Independência do Brasil
A proclamação da independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822, porém não ocorreu da noite para o dia. Foi fruto de um longo processo.
Sentindo-se ameaçados em sua autonomia, indivíduos favoráveis à independência e contrários às medidas recolonizadoras de Portugal, formaram o Partido Brasileiro, que representava os interesses de aristocratas rurais, burocratas e comerciantes que possuíam vínculos econômicos com o Brasil.
O Partido Brasileiro buscou apoio de D. Pedro em sua luta contra a recolonização organizando um documento com milhares de assinaturas pedindo que o regente permanecesse no país, evitando o enfraquecimento de sua autonomia, caso voltasse a Portugal. Pedido concedido, o dia 9 de janeiro de 1822 ficou conhecido como o Dia do Fico.
Em maio de 1822 foi estabelecido o Cumpra-se, decreto pelo qual as ordens de Portugal só seriam executadas dentro d