Projeto da V Gestão - "Tolerância Religiosa"

 

Projeto "Tolerância Religiosa" - Texto de Abertura

Por Mariana Velho

 

"Desde os tempos primórdios o ser humano vive em constante guerra em nome de sua crença religiosa. O catolicismo perdurou por toda a idade média e exercia forte influência na forma de governar um país. Do lado ocidental do mundo, destacou-se a guerra entre católicos e protestantes que, durante séculos, foi responsável por batalhas travadas entre países. "

Candomblé

Por Luara Goss

"O termo Candomblé tem origem Banta, tendo como raiz o ‘Quimbundo Kiamdomb’ ou ‘Quicongo Ndombe’, ambos significando “negro” e também se refere ao culto aos Orixás.
É uma religião negra que chegou ao Brasil junto com os escravos e sofreu muita resistência por parte da Igreja Católica (apoiada pelo Governo), era considerado um ato criminoso e por isso os Orixás, Inquices e Vodus eram cultuados omitidos em Santos Católicos.
"

Hinduísmo

Por Juliana Landolfi

"O Hinduísmo é considerado a religião mais antiga e a terceira maior do mundo, com 1 bilhão de seguidores que vivem, em sua maioria, na Índia e se espalham pelo planeta. É uma religião politeísta (que pratica a devoção à vários deuses) e pluralista (que abrange várias culturas)."

Igreja Messiânica Mundial

Por Taiane Melo

"Existem três pilares fundamentais e estes formam os princípios da fé messiânica: o Johrei, que é a cura espiritual, ao curar o espírito a matéria viverá com saúde perfeita; em segundo o Belo, seria a arte que é vista como algo que eleva o espírito e também contribui para a purificação e o bem estar espiritual; e por fim a alimentação natural que é ensinada com a prática da agricultura natural sem uso de agrotóxicos nem adubo.  Estas são as práticas básicas da Filosofia de Mokiti Okada, capazes de transformar as pessoas materialistas em espiritualistas e as egoístas em altruístas, restituindo ao planeta seu equilíbrio original."

Islamismo

Por Marcella Benassi

"O islamismo, ou religião islâmica ou muçulmana, é monoteísta – defende a existência de um único Deus - e foi fundado em 622, pelo profeta Maomé, numa região onde, atualmente, está localizada a Arábia Saudita. Seus ensinamentos estão pautados em um conjunto de versos presentes no Corão ou Alcorão – livro sagrado do islamismo. De acordo com a fé islâmica, essas escrituras teriam sido transmitidas à Maomé por Deus, através do Anjo Gabriel."

Xiitas e Sunitas

Por Cecilia Amstalden

"A Religião Muçulmana está dividida em dois grandes grupos: Xiitas e Sunitas. Eles surgiram por causa da disputa pelo direito de sucessão a Maomé, que morreu no ano de 632. Para os xiitas, o correto seria indicar como líder da comunidade (Imã) o herdeiro de sangue de Maomé, que além de líder também seria um orientador religioso para os fiéis. Em suma, governar a comunidade islâmica, explicar as ciências religiosas e a lei, e ser um líder espiritual hábil o suficiente para facultar a todos o entendimento do significado interior das coisas seriam os principais deveres do Imã. Já para os sunitas, o líder do povo deveria ser um “velho sábio” (Califa) indicado pela comunidade."

Neopaganismo

Por Monica Sato

"O Neopaganismo é um termo utilizado para identificar uma grande variedade de movimentos religiosos modernos, particularmente aqueles influenciados pelas crenças pagãs pré-cristãs da Europa. Os movimentos religiosos neopagãos são extremamente diversificados, com uma vasta gama de crenças, incluindo o politeísmo, o animismo, o panteísmo e outros paradigmas. Muitos neopagãos praticam uma espiritualidade que é completamente moderna em sua origem, enquanto outros tentam reconstruir precisamente ou reviver antigas religiões como são encontradas em fontes históricas e folclóricas."

Indígena

Por Luara Goss

"A religião indígena está intimamente ligada com o dia a dia da aldeia. Estes povos acreditam que os elementos da natureza, os astros e todos os seres foram colocados e organizados harmoniosamente, por isso existe o equilíbrio e a harmonia no cosmos, e essa paz deve ser vivida na aldeia por meio da partilha e solidariedade. A terra é uma propriedade coletiva pela qual o índio tem grande afeto, ele vê nela uma mãe que o acolhe generosamente, por isso ela é chamada de “Mãe Terra”. Assim, a relação com a terra também passa pela questão religiosa, na qual Deus ordena e orienta para que se trate bem a natureza, porque a vida de todos na comunidade depende dela."

Espiritualidade x Religião

Por Ana Carolina Rovere

"Espiritualidade vem do latim “spiritus”. São crenças, atitudes e práticas que levam ao transcendente. Enquanto a religiosidade é encarada como um fervor em cumprir ritos e acreditar em dogmas. A espiritualidade é uma busca pelo bem-estar interior dentro do amor professado por Deus.
Todas as religiões se baseiam em histórias sobre um Deus ou deuses, cada um em sua doutrina, mostrando o caminho e dizendo determinados passos que devem ser seguidos. Se tratando de espiritualidade, podemos entender que a mesma permite que você siga sua própria jornada, descobrindo assim a verdade.
"

Igreja Adventista do Sétimo Dia

Por Mariana Velho

"O fundamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia é de que a Bíblia é seu único credo. Levam as escrituras sagradas de forma literária, não aceitam interpretações individualizadas, uma vez que são palavras escritas por Deus, estas que são a revelação infalível de sua vontade e o conhecimento necessário para a salvação do homem."

Umbanda

Por Michelly Barssalho

"Você já ouviu falar sobre umbanda? Neste texto vamos tentar esclarecer um pouquinho de sua história e de sua doutrina, explicando o quão maravilhosa é esta religião que pode ser considerada 100% brasileira.
A umbanda possui seus sacramentos e fundamentos, assim como qualquer religião, e visa praticar exclusivamente o bem, a caridade. Foi criada por Zélio Fernandino de Moraes, jovem de família tradicional de São Gonçalo-RJ. "

Budismo

Por Luara Goss

"Para Buda, o homem é escravizado pelo renascimento, tudo o que ele faz (suas ações e pensamentos) dita como será sua próxima vida, “o homem colhe aquilo que plantou”, esta é a Lei do Carma. Enquanto o ser humano tiver um carma, ele está fadado a renascer, e o renascimento no budismo é visto como algo negativo, um rio que separa o homem do nirvana e a salvação é como uma passagem que o leva à
outra margem."

Religiões Hoasqueiras

Por Marcella Benassi

"Hoasqueiras é o termo utilizado para tratar de religiões que fazem uso do chá Hoasca durante seus rituais. A bebida é resultado de uma mistura de ervas e plantas e, quando ingerida, proporciona efeitos alucinógenos. Essa prática teve sua origem na floresta amazônica e é empregada em grupos religiosos como o Santo Daime, União do Vegetal e A Barquinha."

Catolicismo

Por Mariana Velho

"O catolicismo está ligado aos primeiros passos dados na história do cristianismo. Nascida após o dia de Pentecostes (ressurreição de Jesus) foi perseguida em seus primeiros anos de vida, até quando o Imperador Romano Constantino liberou o culto a Deus. "

Doutrina Espírita de Allan Kardec

Por Ana Carolina Rovere

"O espiritismo nos revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento."

Judaísmo

Por Michelly Barssalho

"A religião judaica tem aproximadamente 14 milhões de seguidores por todo o mundo, e cerca de dois terços de seus fieis estão localizados nos Estados Unidos da América e em Israel. O judaísmo remete muito mais uma civilização do que uma religião propriamente dita, devido à filosofia de vida, o código de leis e seu sistema ético."

Protestantismo

Por Mirella Degli

"O protestantismo teve como principal inspirador Martinho Lutero, que nasceu em 1483 e morreu em 1546. Ele era um monge agostiniano alemão educado no espírito do Humanismo. Tornou-se professor na Universidade de Witterberg, onde começa a amadurecer as ideias que o levaram ao rompimento com a Igreja Católica pela questão da compra de indulgências."

Igreja Ortodoxa

Por Mônica Sato

"No ano de 1054 houve uma rixa entre as Igrejas Cristãs – de um lado, permaneceu o Catolicismo, submetido à autoridade papal; do outro, várias igrejas orientais uniram-se em torno do poder do Patriarca de Constantinopla, constituindo a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, mais conhecida como Igreja Ortodoxa. Esta expressão, advinda do grego, significa ‘doutrina reta’; os seguidores desta vertente são chamados de cristãos ortodoxos."

Perfect Liberty

Por Mariana Velho

"Em 2016 tivemos uma oportunidade única em nossa Ordem no estado de São Paulo. Realizamos o XII COPABE na instituição religiosa chamada Perfect Liberty. O que falar desse lugar incrível? Foi um final de semana onde pudermos estar todas juntas, aprimorando nosso conhecimento sobre a Ordem, estreitando nossos laços de amizade e nos divertindo. Mas, o que é a P.L.? Pudemos estar lá, sentir a sua energia, sem saber a sobre sua história e suas crenças. Vamos lá então conhecer a Perfect Liberty? "

Testemunhas de Jeová

Por Mariana Velho

"Esta religião teve origem a partir da década de 1870 nos Estados Unidos, através do movimento religioso dos Estudantes da Bíblia. Seu fundador, o Pastor Charles Taze Russell publicou uma revista chamada A Sentinela cujo conteúdo eram suas pesquisas bíblicas. Esta revista fez com que algumas pessoas se reunissem a fim de realizar estudos sobre a Bíblia, o que acabaram sendo conhecidos como Estudantes Internacionais da Bíblia. Diante disso, nasceu a então a religião Testemunhas de Jeová."

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle