Perguntas Frequentes

O que é o Bethel?

Um “Bethel”, que significa templo ou lugar de respeito, é onde os membros das Filhas de Jó Internacional se reúnem em cada cidade. É composto de meninas de 10 a 20 anos, Membros de Maioridade (Filhas de Jó que já completaram 20 anos e deixaram de ocupar cargos) e pelo Conselho Guardião, que é o grupo de adultos responsável por orientar e ajudar as Filhas de Jó a desenvolverem e executarem seus trabalhos dentro do Bethel e na sociedade.

 

O que se trabalha no caráter das meninas que frequentam as Filhas de Jó?

A organização é baseada no Livro de Jó, que nos fala que o caráter de Jó é dominado pela inocência, piedade, modéstia, retidão, honestidade e compaixão pelo próximo. Nós buscamos desenvolver trabalhos de crescimento do caráter baseado nos ensinamentos do Livro de Jó, além de exercitarmos o respeito pelos pais, reverência à Escritura Sagrada e lealdade à Bandeira e ao País que ela representa, incentivando o Patriotismo.

O que é a Maçonaria?

A Maçonaria é uma sociedade global, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual. Há muito tempo deixou de ser secreta para se tornar uma sociedade discreta, em que as ações são reservadas e interessam apenas àqueles que dela participam. 
A Maçonaria admite que todo homem é livre e possui bons costumes, não faz distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e que busque sempre melhorar.

O que é um Mestre Maçom?

 

Para as Filhas de Jó, é considerado Mestre Maçom o homem que é membro regular, ou que era membro regular no momento de sua morte, em uma Loja Regular operando sob a jurisdição de uma Obediência Maçônica que seja (i) reconhecida pela Obediência Maçônica do Estado, Província ou Território no qual as Filhas de Jó estiverem estabelecidas ou sendo promovidas; ou (ii) reconhecida pela Obediência Maçônica que reconhece a Obediência Maçônica do Estado, Província ou Território em que as Filhas de Jó foram estabelecidas ou estão sendo promovidas.

 

Qual é a relação entre as Filhas de Jó e a Loja Maçônica?

A Loja Maçônica é Patrocinadora dos Trabalhos das Filhas de Jó, em diversos aspectos. A Maçonaria é uma Ordem Milenar e requer de seus membros a busca constante em serem pessoas melhores, portanto, a Maçonaria é a Base das Filhas de Jó. Buscamos o nosso desenvolvimento como Instituição e como pessoas tendo os Maçons como referência, recebendo suas orientações, espelhando em seus exemplos e, assim, crescendo em conjunto!

Qual é a religião das Filhas de Jó?

As Filhas de Jó Internacional não é uma religião, porém é exigido de seus membros que acreditem num ser superior. Temos diversas meninas católicas, evangélicas, espíritas, entre outras. Basta acreditar em um mesmo Deus, a quem chamamos de Pai Celestial.

Portanto, as Filhas de Jó Internacional não é uma religião, mas uma instituição que promove o crescimento social, espiritual e intelectual de seus membros.

Por que “Filhas de Jó”?

 

A fundadora, compreendendo a importância dos ensinamentos recebidos de sua mãe desde sua infância, especialmente as belas lições encontradas no Livro de Jó, decidiu dedicar parte do seu tempo e do seu talento, ao propósito de tornar possível, a todas as moças, compartilharem desses raros privilégios que ela possuía.

Desta forma o Ritual foi escrito a partir de ideias apresentadas por ela e outras tiradas do Livro de Jó com referência particular ao último capítulo que diz: "E em toda a terra não se acharam mulheres tão justas quanto as Filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos".

As Filhas de Jó foram a recompensa por sua fé inabalável, e eram mulheres tão justas e corretas, que foram chamadas de “as mais justas em toda a Terra”! Buscamos ser, como Filhas de Jó, pessoas melhores a cada dia!

 

Qual a importância do Bethel na sociedade?

 

Acreditamos que é inestimável a importância de um Bethel na sociedade por diversos motivos. Um deles é o constante trabalho com a juventude através da educação e preservação. Encontramos em nossa sociedade, em todo o mundo, uma barreira muito grande no que diz respeito à formação dos jovens. Nós fazemos um trabalho de engrandecimento das pessoas, e assim, as devolvemos à sociedade com um propósito de bem. Além disso, cada Bethel pode ser visto como uma Entidade Filantrópica, pois ajudamos, sempre que possível, àquelas pessoas ou instituições que vêm nos requerer ajuda ou orientação.

 

O que representa ser Filha de Jó?

 

Ser uma Filha de Jó é um diferencial para qualquer jovem, pois valorizamos ensinamentos que nos preparam a vivenciar o mundo, somos preparadas para encarar as oportunidades como um presente e lutar por nossos objetivos! Uma Filha de Jó que tenha desenvolvido bons trabalhos em seu Bethel estará preparada para ser uma boa filha, esposa e mãe. Estará preparada para falar em público, apresentar projetos, liderar um grupo, ser leal a suas amizades, valorizar a sua família, reconhecer o seu país e será um ponto de referência na sociedade!

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle