Organização baseada no Livro de Jó

 

O Livro de Jó é de grande significância para a humanidade. Sua importância não se encontra somente no rico tesouro de suas figuras poéticas e na descrição de emoções e sentimentos, mas também no seu conteúdo didático e construtivo.

 

O Livro de Jó é de uma autêntica composição literária maçônica; o caráter de Jó é dominado pela inocência, piedade, modéstia, retidão, honestidade, lealdade e compaixão pelos órfãos e viúvas. Essas virtudes são os PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS da Maçonaria.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa organização, ao contrário do que muitos pensam, não é uma religião. No entanto, é necessário que  os membros acreditar em um ser superior, princípio fundamental apregoado pela própria Maçonaria.

 

O Ritual das Filhas de Jó foi escrito a partir de ideias apresentadas pela fundadora Mãe Mick e tiradas do Livro de Jó com referência particular ao Capítulo 42, Versículo 15:

"E em toda a terra não se acharam mulheres tão justas quanto as Filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos".

 

O lugar das reuniões é chamado de Bethel, que significa "lugar sagrado". A Ordem está divida em Bethéis, ou seja, cada localidade possui um Bethel, onde são realizadas as reuniões. Na maioria das vezes, um Bethel se reúne em um templo maçônico, uma vez que a Ordem em si é patrocinada pela Maçonaria. Entretanto, os membros podem se reunir em outros locais apropriados.

 

Os membros são reconhecidos pelos seus Robes representados pelas túnicas brancas, utilizados na época de Jó. O Desenho das chaves gregas na borda das capas é branco, simbolizando a fé na forma de viver e é contínuo, representando vida eterna. A coroa é símbolo de sucesso.

O Livro de Jó demonstra muita luz e compreensão para o nível social e intelectual daquela época, atingindo-nos até os dias de hoje. Ele ensina uma lição de otimismo, narrando a vida de Jó que, mesmo perdendo tudo o que tinha: saúde, bens e família; jamais deixou de manter uma fé inquebrantável em Deus, o que lhe possibilitou a recuperação de tudo o que havia perdido.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle