top of page

Dicas de Filantropia
 

Se o seu Bethel gostaria de fazer algo pela comunidade de sua cidade, mas não sabe por onde começar, confira aqui algumas dicas de campanhas e atividades que vocês poderão organizar!

 

Lembre-se que as grandes mudanças começam com pequenas ações! Nunca é tarde para começar a fazer algo pelo bem do próximo!

 

Além disso, praticar um ato de bondade a cada dia de nossa vida é uma grande oportunidade para nos tornarmos pessoas melhores e ajudarmos ao próximo!

 

Confira:

 

Campanha de Doação de Cabelo: existem ONGs específicas que aceitam qualquer tipo de cabelo (com química ou não) e os utilizam para fabricação de perucas para hospitais de tratamento do câncer.

 

Campanhas em Núcleos de Apoio à menina grávida: pode ser feito tanto na arrecadação de materiais, como na divisão do Bethel em grupos que compareçam até o local nos dias de curso e auxiliem nos cuidados com os bebês enquanto as mães estão em cursos.

 

Apresentação de Coral em Asilos: pode-se entrar em contato com o Coral da cidade para uma apresentação ou as próprias filhas podem passar uma tarde cantando músicas tocadas na época dos idosos.

 

Tarde de Beleza em asilos para as idosas: uma tarde em que cuidariam do cabelo, fariam as unhas, entre outros cuidados com as idosas.

 

Realização de festas temáticas nas creches: “páscoa”, “dia das crianças”, “dia do amigo”, “dia do meio ambiente...”; pode ser integrada às atividades do item anterior.

 

Gentileza gera Gentileza: consiste em imprimir pequenas mensagens sobre gentileza e entrega-lás em uma praça ou local público às pessoas para que elas pratiquem um ato de gentileza por dia.

 

Poesia ambulante: consiste em imprimir poesias e uma vez por mês levá-las a um local público para que as pessoas que passarem por ali possam ler. Isso pode ser feito com livros também.

 

Videoteca: consiste em arrecadar filmes – que não sejam piratas –, comprar um aparelho de dvd e um televisor e fazer a doação desses a uma escola ou comunidade carente.

 

Abraços grátis: consiste em ir a um local público com cartazes e distribuir abraços grátis.

 

Doação de animais: juntamente com uma ONG de proteção animal ajudar na doação de animais abandonados.

 

Campanha da gelatina: consiste em arrecadar gelatina para futura doação para alguma creche, abrigo de idosos ou hospital.

 

Campanha do leite: consiste em arrecadar leite para futura doação para alguma creche, abrigo de idosos ou hospital.

 

Campanha da Fralda Geriátrica: consiste em arrecadar fraldas geriátricas para doação futura para algum abrigo de idosos ou algum idoso carente que precise das mesmas.

 

Campanha da Fralda: consiste em arrecadar fraldas para doação futura a alguma entidade carente que cuide de crianças ou a alguma família carente que precise das mesmas.

 

Natal sem fome: consiste em arrecadar mantimentos para posterior montagem de cestas básicas e distribuição dessas as famílias carentes na época do Natal.

 

Campanha do Agasalho: consiste em arrecadar agasalhos alguns meses antes do inverno para posterior doação dos mesmos a pessoas carentes.

 

Campanha do Desafio: consiste em desafiar as outras pessoas através de redes sociais a ler um livro ou assistir um filme e que a pessoa reporte o que entendeu aos demais do grupo inspirando-os a ler ou assistir o filme bem como os desafiando. Pode ser feito com música, peças de teatro etc.

 

Campanha copa solidária: consiste em ir a uma creche, um abrigo de idosos, um hospital ou qualquer lugar onde há pessoas carentes, levando pipoca e refrigerante em um dia de jogos de futebol, entre outros esportes. Será, com certeza, um programa diferente para essas pessoas.

 

Projeto Cãopanheiro: em parceria com um médico veterinário e uma ONG de proteção animal, levar um animal apropriado para tal – adestrado -  para visitar pacientes doentes em hospitais, idosos ou crianças carentes.

 

Projeto contra a exploração do trabalho infantil: realização de palestras a respeito do assunto, promovendo, após, discussões e debates envolvendo toda a comunidade local. Além desse tema, pode ser utilizado outros, como: exploração sexual de menores, pedofilia, violência contra a mulher, violência sexual contra mulheres ou crianças, etc.

 

Projeto Câncer de Mama ou Colo do útero: em parceria com algum profissional na saúde da mulher, promover uma campanha na sociedade local para prevenção do câncer de mama ou colo do útero.

 

Projeto em favor a vacinação contra o HPV: em conjunto com a Secretaria de Saúde Local, promover ações para em prol da vacinação contra o HPV.

 

Projeto de Doação de Sangue: em conjunto com Hemocentros locais, promover ações para a capitação de doadores de sangue.

 

Projeto contadores de história: mensalmente visitar uma instituição carente contar histórias para as crianças.

 

Projeto histórias cruzadas: visitar um abrigo e escutar as histórias dos idosos, passando-as para o papel, para posteriormente visitar uma creche ou instituição carente e contar essas histórias, pedindo que as crianças façam desenhos sobre tais histórias. Posteriormente, esses desenhos podem ser dados aos idosos que contaram suas histórias.

Visita a ONGs de animais: entender como funciona, saber as principais necessidades, ajudar a levantar recursos para manutenção dos animais e promover campanhas de doação.

 

Plantação de árvores: escolher locais apropriados, segundo a Secretaria de Meio Ambiente de sua cidade, para plantio de árvores e jardins. Poderá ser uma atividade única do Bethel, como também poderá envolver a comunidade em uma campanha em prol do meio ambiente.

 

Carreata e campanhas de arrecadação: arrecadação de itens higiênicos, alimentos, materiais escolares etc. O que deverá ser arrecadado irá depender da época do ano e do destinatário final da doação.

 

Campanha de Combate às Drogas: promoção de Palestras em escolas, confecção de material informativo, arrecadação de donativos para casas de apoio aos adictos. Apoio ao projeto "Maçonaria Contra as Drogas", promovido pelo Grande Oriente do Brasil.

 

Campanha sobre Violência contra as mulheres: promover conscientização sobre o tema, sobre a importância de procurar ajuda, esclarecimento sobre as leis de proteção à mulher e à vida. 

bottom of page