Cantinho do Conhecimento

O uso da Marca Registrada das Filhas de Jó Internacional

Por Michelle Goraib Santana

 

"Como proprietários de marcas de Filhas de Jó, o Conselho de Curadores tem a responsabilidade de ver que as marcas registradas são utilizados de acordo com as leis do Instituto de Patentes dos Estados Unidos. (...) Por estas razões, é muito importante que, ao confeccionar um produto utilizando as imagens protegidas de nossa Ordem, se faça pelos meios legais, seguindo todas as diretrizes. Caso contrário, multas podem ser aplicadas, e os produtos recolhidos."

Como cuidar de Sua Veste

Por Michelle Goraib Santana

 

"Fazendo a manutenção de seus paramentos ninguém nunca acertará o tempo de Ordem que você tem, e você ainda mostrará o zelo e dedicação. Assim como cuidamos do nosso corpo e mente, nossas vestes também precisam de cuidados, afinal, elas são simbólicas, e sagradas para nós! E quem sabe um dia, os paramentos tão bem cuidados, possam ser utilizados por alguma outra Filha de Jó!"

Como montar a sala do Bethel?

Por Samyra de Línica

 

"Como sabemos, a sala do Bethel deve ser montada pela Dirigente de Cerimônias junto com as zeladoras e supervisionada pela tia Guardiã de Paramentos. Lembramos que nem todos os Betheis se reúnem em lugares apropriados para os tamanhos descritos no ritual, portanto, devemos adaptar de acordo com cada local, aumentando ou diminuindo o espaçamento entre as cadeiras, conforme o caso, sempre tentando deixar o mais próximo possível da montagem descrita no Ritual."

Como pedir licença do Bethel?

Por Mariana Velho

 

"Licença significa permissão para fazer algo. Em nossa Constituição encontraremos os casos em que uma Filha pode pedir Licença e para que ela serve. Quando se diz que uma Filha encontra-se de Licença da Ordem, significa que ela tem um período de 06 meses para decidir se se afastará da Ordem ou se se associará a outro Bethel."

Concurso de Monografia 
 

Em conjunto com a Grande Hospitalaria e a Grande Secretaria da Cultura, no dia 21MAR, em SBC-SP foi lançado o Concurso de Monografia para todos os integrantes das Entidades Paramaçônicas da Glesp, cujo tema será:

 

"A Importância da Água: O risco da escassez"


Para se inscrever é só entrar no site da Grande Loja e clicar na HOSPITALARIA DA GLESP, acessar a aba "Concurso de Monografias" ler o regulamento e apresentar seu trabalho antes do prazo que será dia 30JUN2015. Esse evento visa os jovens ligados as diversas Entidades Paramaçõnicas da Glesp..

Como divulgar a Ordem?
Por Nathalia Strohmeier Binotto
 

 

As Filhas de Jó Internacional é uma Ordem discreta de princípios fraternais, filosóficos e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria, porém para que possamos captar novos membros, tanto filhas como conselho guardião, precisamos ser conhecidas. E como fazer??? Fizemos uma lista de ideias para que vocês consigam divulgar a ordem de maneira simples.

A Presença dos Pais nas Reuniões
Por Arine Ruback Matarazzo
 

Como a Ordem das Filhas de Jó Internacional é destinada para meninas em desenvolvimento, hoje em dia dos 10 aos 20 anos de idade, tendo em vista toda a importância desse apoio , a presença dos pais é irrefutavelmente essencial. A nossa Ordem passa, por meio de lições teóricas e práticas, ensinamentos que auxiliam na formação do caráter humano.

Sendo assim, o acompanhamento tanto do pai quanto da mãe é benéfico não apenas para a menina, que saberá que cada esforço dentro e fora da Ordem será reconhecido por quem ela mais ama, mas será também uma chance única para os pais, que terão a oportunidade de conviver mais com seu pequeno fruto. 

 

 

Manuseio da Constituição
Por Juliana Casal, Arine Matarazzo, Mariana Velho
 

Constituição: sim, ela! Por acaso ela te assombra? Acha difícil entender e manusear?

 

Pensando nisso, o Bethel Jurisdicional desenvolveu um vídeo com dicas para manuseio da Constituição. O legal é que o índice está marcado com os minutos e com os temas dos mesmos, isso ajudará para sua pesquisa ficar mais específica. Vale a pena conferir.

 

Depois deste vídeo você verá que a Constituição não é tão difícil assim! Você precisa de prática. Lembre-se que na Constituição está tudo que você precisa: Deveres e Direitos, ela é sua Super Amiga.

Honrarias dentro das Filhas de Jó
Por Mariana Velho
 

 

Honra significa sentimento que leva o ser humano a procurar merecer e manter a consideração pública, ou ainda sentimento de dignidade própria, dentre outras definições.

Partindo dessa premissa, nossa Ordem busca homenagear, agradecer, honrar aqueles que de alguma forma trabalharam ou serviram-na, como por exemplo, as Filhas que assumem o cargo de Honorável Rainha, que recebem as devidas honrarias no momento apropriado. 

Dúvidas sobre Membros de Maioridade
Por Samira Sadocco
 

 

Segundo a Instrução Suplementar Número 9 da Constituição das Filhas de Jó Internacional, cada membro regular, ou seja, que frequenta o Bethel com assiduidade e que justifica suas faltas, e que esteja em dia com a Tesouraria do Bethel, não somente pode, como deve tornar-se um Membro de Maioridade assim que completar 20 anos de idade ou casar-se.

Função do CGJ e BJ e diferença entre eles e o GCG e GB
Por Mariana Velho
 

Uma das maiores dúvidas que temos sobre a ordem é saber como funciona o Conselho Guardião Jurisdicional (CGJ) e o Grande Conselho Guardião (GCG). Quais suas funções? Quais as diferenças entre eles? Vamos falar um pouquinho passo a passo. 

Jobies to Be - Abelhinhas
Por Nathalia Strohmeier Binotto
 

Uma “Jobie To Be” significa “que virá a ser Filha de Jó”, ou seja, são meninas com menos de 10 anos completos que se preparam para serem Filhas de Jó, e são carinhosamente chamadas de "JD 2 Bee", traduzido como "Abelhinhas" pelo som do verbo em inglês BE, que se parece com o BEE (que em inglês significa "abelha"). Portanto só devem fazer parte do “Clube das Abelhinhas” ou da “Colmeia” aquelas que possuam a mesma elegibilidade para se tornar uma Filha de Jó. O Grupo pode ser chamado de Grupo, Clube, Colmeia, ou simplesmente "Abelhinhas" (não existe uma forma oficial de chamá-las, podendo variar de Bethel para Bethel).

O que fazem a Suprema Deputada e Supremo(a) Deputado(a) Assistente?
Por Mariana Velho
 

Para ocupar o cargo de Supremo(a) Deputado(a) precisa ser um membro do Supremo Conselho Guardião, que será nomeado. Já o cargo de Supremo(a) Deputado(a) Assistente não há a necessidade de o ocupante ser um membro do Supremo Conselho Guardião, porém ele deve possuir a elegibilidade exigida para um membro de um Conselho Guardião de Bethel. O SDA não tem direito de votar na Sessão Anual por razão de sua nomeação.  

Como estudar para o Concurso de Miss Filha de Jó
Por Arine Matarazzo
 

Muitas meninas tem uma grande vontade de participar do concurso de Miss Filha de Jó, mas possuem um grande empecilho bem pertinho delas: o medo! E é justamente por isso que estamos aqui, para mostrarmos que não há motivos para deixar a insegurança impedir essa experiência maravilhosa que é participar do concurso! Para fazermos da confiança nossa aliada, precisamos estar bem preparadas para cada etapa do concurso, então aí vão algumas dicas para vocês arrasarem em cada etapa!

Vídeo explicativo Filhas de Jó Internacional
Por Claudia Costa e Fabiana de Luna
 

Algumas vezes não sabemos por onde começar a falar das Filhas de Jó Internacional. Este pequeno vídeo vai te ajudar a divulgar a Ordem, de uma forma bem descontraída e sucinta!

Repasse para todas as suas irmãs e amigas!

Você conhece os formulários utilizados em nossa Ordem?
Por Arine Matarazzo
 

Em nossa Ordem existem alguns tipos de formulários que usamos em diversas situações. É muito importante que não apenas os membros do conselho, mas também todas as Filhas de Jó, conheçam os formulários de nossa Ordem e como utiliza-los para que todos os procedimentos concernentes ao Bethel sejam realizados da forma correta.

Suprema Sessão Anual
Por Claudia Costa
 

A Suprema Sessão das Filhas de Jó Internacional é um encontro anual entre os membros do Supremo Conselho Guardião. Esse encontro reúne também Filhas de Jó ativas  e membros de maioridade.

A Suprema Sessão 2015 acontecerá na cidade de Lombard -  Illinois (EUA), no Westin – Yorktown Center, dos dias 05 a 08 de agosto, tendo como tema principal “Session of Stars” (Sessão das Estrelas).

Grau Púrpura Real
Por Samira Sadocco
 

O Grau de Púrpura Real é concedido em reconhecimento a serviços de grande notoriedade e dedicação prestados por um Membro de Maioridade às Filhas de Jó Internacional e/ou a um Bethel específico.

Para ser indicada para o grau, o Membro de Maioridade deve ter aceitado uma nomeação como um membro de um Conselho Guardião de Bethel e deve ter feito notáveis contribuições  a esse Conselho, acima e além das responsabilidades usuais deste.

Cerimônias Oficiais
Por Mariana Velho
 

Em nossa Ordem temos várias cerimônias oficiais e cada uma com uma função, no entanto, todas possuem o mesmo objetivo: Divulgação da Ordem.

Todos os Betheis subordinados ao Supremo Conselho Guardião devem adotar o Livro de Cerimônias oficiais. Betheis subordinados a Grandes Conselhos Guardiões devem adotar o Livro de Cerimônias aprovado pela Jurisdição (que pode ser igual, ou não, ao livro de Cerimônias disponibilizado pelo Supremo Conselho).

A importância das músicas em nossas reuniões
Por Fabiana de Luna
 

Cada música com seu significado, com um ritmo diferente, e com uma mensagem, que se adequa ao momento em questão e que, mesmo inconscientemente, nos guiam para a perfeição de nossos trabalhos! Não é à toa que nosso Ritual Musical deve ser seguido à risca, e não pode ser alterado! Cada música ali sugerida tem o seu papel específico, e mesmo que não a conheçamos, ou não saibamos a sua letra, ela foi divinamente inspirada para aquele momento!!!

Dispensa Especial: o que é, e como pedi-la?
Por Arine Matarazzo
 

Mas o que exatamente é a Dispensa Especial?

Quando precisamos dela e como podemos pedir uma para o nosso Bethel?

Todas essas perguntas que parecem ser difíceis e de longa explicação, são na verdade muito mais simples do que podemos imaginar! Confira!

Sindicância: O que é, para que serve e como proceder
Por Monica Sato
 

Sindicância é o conjunto de atos e diligências que objetivam apurar a verdade de fatos alegados, através de investigação/sindicação. Em outras palavras, é uma entrevista minuciosa, uma averiguação com a candidata e sua família para se certificar de sua elegibilidade, interesse e aptidão para associação na Ordem das Filhas de Jó Internacional. Por isso é muito importante cada passo, que não deve ser negligenciado.

Religiões não Cristãs no Bethel - o que fazer?
Por Claudia Costa
 

Sendo que para fazer da Ordem um dos pré-requisitos acreditar em Deus, e partindo-se do princípio de que somos todos filhos de um só Deus, Onipotente, Onipresente e Onisciente, seja qual for o seu nome, uma menina não cristã pode SIM fazer parte das Filhas de Jó. Por falta de conhecimento e esclarecimento, muitas vezes entramos em debates sobre este tema, quando na verdade, temos uma grande lição a aprender.

Jóias oficiais - procedimentos para compra legalizada
Por Cecilia Amstalden junqueira
 

Como todos já estão cansados de saber, a Filhas de Jó Internacional é uma marca registrada, e para usar seu logotipo na confecção de jóis e paramentos, é necessário uma autorização de direitos autorais. Entretanto, nossa Ordem possui uma loja de artigos oficiais nos Estados Unidos, chamada Doc Morgan Inc (DMI) e para comprar nela basta ter internet e um cartão de crédito internacional! Esta é uma loja regulamentada e a única até o momento.

Conhecendo um pouco mais: hierarquia, funções, curiosidades em nossa Ordem
Por Fabiana de Luna
 

Muitas vezes, por não fazer parte do nosso dia a dia, deixamos de entender as funções de diversos cargos e grupos, e a hierarquia que os regem dentro de nossa Ordem. Preparamos uma apresentação simples e direta, com os principais conceitos de nossa hierarquia, dados relevantes sobre a Ordem no mundo, e no Brasil, e informações sobre as funções do CGJ e BJ, e como são os nossos trabalhos e projetos no Estado de São Paulo. 

Programa de Representantes do Bethel Jurisdicional
Por Mariana Velho
 

Você tem dúvidas sobre o papel das Representantes do Bethel Jurisdicional? O que elas são? Quais suas funções? Quais são seus objetivos?

A Representante do Bethel Jurisdicional é aquela que representa o Bethel Jurisdicional para o Bethel Representado. Seu objetivo principal é trazer notícias do Bethel pelo qual ela representa para os membros do Bethel Jurisdicional, bem como Conselho Guardião Jurisdicional, e também levar notícias ao Bethel. Preparamos um informativo pra você ficar por dentro, acesse!

 

Como promover a filantropia em seu Bethel
Por Michelly Barssalho
 

Aprendemos que a filantropia é uma forma de demostrar o amor à humanidade, de praticar atos de bondade, de contribuir com algo ou até mesmo de doar um pouquinho do nosso tempo para ajudar o próximo, sem esperar nada em troca. A filantropia é uma das virtudes de nossa Ordem. Há muitas maneiras de colocar em prática a filantropia, e este texto dará algumas dicas de como promover a filantropia em seu Bethel.

 

Eleições no Bethel - Entenda melhor!
Por Fabiana de Luna
 

Chegamos à época do ano em que todos os Betheis devem realizar a eleição das 5 oficiais para a nova gestão administrativa. Você conhece as leis que regem este procedimento, e tudo o que é ou não é permitido?Consulte o texto para saber o que diz a nossa constituição, e também as Regras de Robert!

E boas eleições!

 

Não temos meninas para iniciar - E agora?
Por Samyra Braz de Linica
 

Sabemos que em cada gestão nós DEVEMOS realizar uma iniciação. Infelizmente, nem sempre conseguimos meninas para iniciar por vários motivos, seja porque não deu tempo de realizar a sindicância, ou a candidata não entregou a papelada correta a tempo, ou o pior: não temos meninas.

E agora? Não temos meninas, mas temos que realizar a iniciação, o que fazer neste caso?

Leia mais em nosso texto desta semana!

 

Quem pode fazer parte do Conselho Guardião do Bethel?
Por Samyra Braz de Linica
 

O Conselho Guardião de Bethel (CGB) promove a orientação e supervisão adulta de todas as reuniões realizadas pelo Bethel em nome da Ordem das Filhas de Jó Internacional. Todo Bethel possui um Conselho Guardião que, por sinal, é sempre o primeiro a ser instituído, seguido das Filhas de Jó. Mas, quem pode fazer parte dessa organização de adultos? Vamos explicar um pouquinho no texto desta semana... Confira!

 

 

Matéria sobre as Filhas de Jó em Revista Maçônica
Por Fabiana de Luna
 

Um dos objetivos do Conselho Guardião Jurisdicional é promover o fortalecimento e crescimento da Ordem dentro do Estado. Uma das melhores formas de divulgar a Ordem é apresentá-la aos Maçons, seja através de textos, panfletos, apresentações em Loja, etc. 

Recebemos a oportunidade de divulgar nossa Ordem em uma revista direcionada ao público Maçônico. Aqui contamos um pouco sobre as Filhas de Jó, e deixamos o nosso site como referência para mais informações e contato. Confira a matéria na Revista SomoS!

 

 

Presença: Compromisso para com o Bethel
Por Marcella Benassi
 

Comparecer regularmente às atividades do Bethel faz parte de nosso papel como Filhas de Jó. Contudo, por mais que possa parecer óbvio relembrar este tipo de compromisso na sindicância, no decorrer do tempo, é comum nos depararmos com situações em que a menina se ausenta devido à compromissos escolares e/ou familiares... Enfim, o problema surge quando o bom senso desaparece. Ou seja, essas situações tornam-se cada vez mais frequentes e o que antes era justificável, passa a ser sinônimo de falta de comprometimento. Confira o texto!

 

 

Natal
Por Nathalia Binotto
 

Ah o Natal!!! Uma data tão deliciosa para passarmos com nossas famílias e amigos. Mas qual a origem do Natal? De onde vem a Figura do Papai Noel? Vamos descobrir juntos algumas curiosidades sobre esta data?

 

 

Relatório Anual - um dever do Bethel
Por Fabiana de Luna
 

O Relatório anual é um documento que os Betheis devem enviar ao Supremo/Grande Conselho Guardião a cada ano, apresentando o histórico de entrada e saída de membros. Ele dá o número de Filhas ativas em um Bethel, e serve de embasamento para o cálculo das Taxas as quais o Bethel deve remeter ao Supremo/Grande Conselho. Um Bethel que não cumprir com suas obrigações junto ao Supremo Conselho é considerado irregular, e pode sofrer penalidades. Acesse o arquivo e saiba tudo sobre o Relatório anual e como preenchê-lo corretamente!

 

 

Ideias de Arrecadação de Fundos
Por Marcella Benassi
 

A arrecadação de fundos é uma prática em nossa Ordem por diversos motivos: par ajudar na prática de filantropia, para manter o Bethel, para aprender sobre organização de eventos (e todos os ensinamentos e trabalhos em equipe envolvidos nesta tarefa), etc. Muitas vezes nos deparamos com a dificuldade em realizar algum evento para levantar fundos, seja pela falta de experiência, planejamento, ou mesmo a falta de ideia! Com este texto esperamos ajudá-las a terem ideias de quantas coisas legais e divertidas podem ser feitas para este propósito! Aproveitem! 

 

 

Livro de Jó - Um estudo sobre sofrimento e fé
Por Allen Dvorak (Baseado em A Bíblia Sagrada, Traduzido por  João Ferreira de Almeida)
 

Os ensinamentos de nossa Ordem são Baseados no Livro de Jó. No entanto, muitas vezes, não conhecemos sua história a fundo. O Livro de Jó está contido no Antigo Testamento e é rico em poesia, diálogos, sentimentos, mas acima de tudo, muitos conhecimentos e lições de vida.

Para ajudar o seu Bethel a estudar o Livro de Jó e conhecer melhor esta linda literatura, trouxemos um guia prático de estudo, capítulo a capítulo. Que tal marcar aqueles 15 minutinhos antes das reuniões para falar deste assunto? Ou aquele retiro divertido durante o semestre, ou mesmo formar grupos de estudo? Aproveitem para aprender mais! 

 

 

Material explicativo pra Novos Membros
Por Fabiana de Luna e Mariana Velho
 

Sempre que novos membros chegam em nossa Ordem, ficamos ansiosas em poder contar tudo, e nossas novas irmas, ansiosas por aprender! 

No entanto, a quantidade de informação é tão grande, que nem sempre damos conta de transmitir tantos detalhes. Este material foi elaborado com carinho, para que as novas irmãs possam ler com calma logo após sua iniciação, e tenham a oportunidade de aprender mais sobre a Ordem!

Uma dica é entregar esta apostila às novas Filhas, juntamente com os presentinhos, Ritual e outros mimos no dia da iniciação!

 

 

Dia do Culto
Por Michelle Goraib Santana
 

Nossa Constituição diz que deve haver um Culto Religioso oficial durante cada gestão do Bethel. Este culto deve ocorrer em um local religioso apropriado a ser escolhido pela Honorável Rainha e aprovado pelos membros Executivos do CGB. No entanto não é especificado como exatamente realizar este culto religioso. Trouxemos algumas informações e dicas para ajudar nesta tarefa obrigatória de cada gestão. Confira!

 

 

Finanças - Procedimento da Tesouraria e Secretaria
Por Comitê de Treinamento do CGJ e BJ
Para organizar a parte administrativa de nossos Betheis, bolamos um treinamento (passo a passo) sobre a forma correta de lidar com as finanças, especificando os formulários corretos, como preenchê-los, especificando as tarefas e quem deve executá-las e a ordem das mesmas.
Esperamos que este treinamento (Apresentado na Reunião do BJSP no dia 27/02/16) seja muito útil... Quando passamos a conhecer o que é certo, devemos nos esforçar para abandonar os maus hábitos, e começar a fazer da forma mais correta possível. Se tiverem alguma dúvida, estaremos à disposição para ajudar no entendimento!

 

A História de Jó contada nos dias de hoje
Por Michelly A. Barssalho
Nos momentos mais difíceis de nossa vida, quando achamos que nada mais irá nos reerguer, quando nossa fé é abalada e o fundo do poço parece ser o último lugar reservado a nós, devemos parar e pensar... Será que Deus está testando nossa fé?

Este texto nos traz uma reflexão sobre os ensinamentos do Livro de Jó aplicados às situações cotidianas de nossa vida. Uma bela lição de como superar os infortúnios que a vida nos traz, e ser merecedor das recompensas de Deus para aqueles que acreditam Nele.

Aproveitem a leitura!

A Páscoa além dos deliciosos chocolates
Por Nathalia Strohmeier Binotto
A Pascoa é como uma reflexão, uma espécie de despertar para a busca de uma vida melhor e mais feliz em todos os sentidos. Jesus Trouxe um novo significado à Pascoa, pois com seu renascimento trouxe esperança de uma vida melhor, trouxe a fórmula para a libertação dos sofrimentos e males da época. Sua ressurreição representa o início de uma vida iluminada e regrada pelas leis de Deus. Convidamos a todos para saber um ou pouco mais sobre a Páscoa, e a fazer uma reflexão! Confira!
O uso do Paramento Oficial
Por Michelle Goraib Santana
Todas as informações sobre o Paramento Oficial das Filhas de Jó Internacional estão descritas em Estatuto do Bethel, Artigo VI – Paramento Oficial. A seção1, item (a) diz que “O paramento oficial da Ordem deve ser usado pelas Oficiais e Coral do Bethel em todas as reuniões”. e na Seção 2, item (e) diz que “O uso da veste oficial da Ordem em público é permitido somente para fins promocionais e apenas com o consentimento dos membros Executivos do CGB.".
Aprenda um pouco mais sobre o uso do Paramento Oficial dentro e fora das reuniões! Confira!
Como oferecer emendas à Constituição da Ordem
Por Mariana Velho
Emendar significar alterar, dar uma nova característica a determinada parte de um texto. Deste modo, nossa Constituição pode ser emendada, assim como prevê o artigo IX do Estatuto Bethel, Seção1, p. 65.As emendas à Constituição ou Estatutos devem ser feitas na Sessão Anual do Supremo Conselho Guardião por dois terços de votos a favor dos membros presentes e votantes. Elas deverão ser submetidas ao Gerente Executivo e devem ser recebidas até o dia 01 de abril do ano da Sessão Anual em que serão avaliadas. Uma cópia das emendas propostas deve ser enviada para cada membro votante até 01 de junho do ano da Sessão Anual em que serão avaliadas. Quer saber mais? Confira o texto na íntegra!
Por que usamos mantos e coroas?
Por Michelly Barssalho
Na Ordem das Filhas de Jó a capa e coroa é usado pelos cargos de Honorável Rainha, Primeira e Segunda Princesas, representando liderança. Há séculos atrás estes itens eram usados pela nobreza, como forma de se destacar dos demais. No entanto há toda uma simbologia. Vamos conhecê-la?
Tornando-se um Membro de Maioridade
Por Mariana Velho
Qual é a Filha de Jó que não sente uma dorzinha no peito quando se pensa em tornar-se Membro de Maioridade? Acho que todas nós, e se não sentiu, ainda vai sentir. Completar 20 anos de idade é uma das coisas mais difíceis para uma Filha de Jó. Não usar mais o Robe, não estar mais ativa no Bethel, não ter as mesmas obrigações, aquelas que sempre tínhamos prazer em realizar.Realmente não é fácil, porém, tornar-se Membro de Maioridade tem seu lado positivo. Acredito que não foi por um acaso que nossa Mãe Mick escolheu 20 a idade máxima de nossa Ordem. Aos 20 anos criamos um pouco mais de responsabilidade que não tínhamos na adolescência, como faculdade, trabalho, entre outros interesses que irão despertar. Quer saber mais?
Visitando outros Bethéis
Por Samyra Braz de Linica
A Ordem das Filhas de Jó Internacional é bem grande e está presente em vários lugares. Viajar normalmente é ótimo, e juntar esta viagem com a experiência de nossa Ordem, conhecendo um novo Bethel ou estreitando laços é melhor ainda!
Mantenha seu paramento sempre em dia e à postos, lembre-se de carregar seu cartão de taxas e memorizar as lições do Exame de Proficiência, e aproveite a chance de conhecer novos Bethéis e novas irmãs sempre que possível! Confira o texto na íntegra!
Explicando a Ordem para candidatas e seus pais
Por Michelly Barsallho
Quando uma menina é indicada para participar das Filhas de Jó Internacional, muitas dúvidas podem surgir em sua cabeça e na de seus pais, principalmente se nunca ouviram falar sobre a Ordem. Às vezes, o medo por algo novo, que não conhece, faz com que apareçam alguns pré-conceitos errados sobre as Filhas de Jó Internacional. Por isso, há uma grande importância no primeiro diálogo com a candidata e seus pais, para explicar o que é ser uma Filha de Jó, quais são os aprendizados e as responsabilidades. Confira as dicas no texto completo!
Processo de Iniciação e Filiação no Bethel
Por Comitê de Treinamento do CGJ e BJ
Preparamos um treinamento super especial, sobre o passo a passo para a Iniciação de uma nova candidata, e também sobre o processo de filiação de uma Filha de Jó em um Bethel.
Temos a certeza que, com estas dicas, tudo fica mais claro e fácil, e o seu Bethel poderá praticar de forma correta cada passo para receber novos membros!
Se tiverem alguma dúvida, não hesitem em nos contactar. Teremos o maior prazer em estudarmos juntos, e tirarmos nossas dúvidas!
Boa leitura!
Membros de Honra
Por Maiara C. Melara
 
Toda Filha de Jó reconhece com carinho alguma pessoa especial que a ajudou desde sua iniciação; Mas além daquelas pessoas que se dedicam às filhas, existem aqueles adultos que se dedicam não só a todo Bethel, mas para a Ordem no geral. Sabe aquele tio ou tia que sempre está presente no Bethel para ajudar a todos, e que não tem nenhum interesse em troca? Aquele adulto que sempre trata a todos de forma justa, imparcial e carinhosa? Que sempre se dedica a seguir nossa constituição e a zelar pelo prosseguimento dos trabalhos? É a respeito desses adultos que vamos falar hoje.
Quem pode assistir as reuniões do Bethel?
Por Luara Goss Rodrigues
 
O trabalho ritualístico das Filhas de Jó Internacional é permitido somente aos seus membros, portanto é interessante conhecermos os requisitos para que uma pessoa possa participar de nossas reuniões. É claro que, mesmo possuindo os requisitos necessários, estas pessoas prestem um juramento de honra.
Quer saber mais? Acesse o texto na íntegra!
Os Livros obrigatórios do Bethel
Por Luara Goss Rodrigues
 
Assim como o paramento oficial, o Bethel tem a obrigação de apresentar alguns livros para sua instituição, estes são importantes porque facilitam a organização de cada Bethel. 
Este texto visa mostrar todos os livros necessários e acreditamos ser muito útil sua leitura. Procure saber se o seu Bethel possui todos estes livros, se os mesmos estão completos e atualizados, e devidamente organizados na secretaria. Além de manter o bom procedimento do Bethel, eles contam a sua história!
Confira!
O que fazem as Misses Filhas de Jó?
Por Arine Matarazzo
 
Título conquistado não apenas por trabalho, mas por estudo, conhecimento e dedicação. As Misses dentro de nossa Ordem, ao contrário do que muitos pensam, nada tem a ver com a beleza que cada uma delas leva em seu rosto. Muito mais do que isso, tem a ver com o esforço e o amor pelas Filhas de Jó Internacional que fazem com que cada menina se aplique para conhecer nossas leis, regras, regulamentos, trabalhos ritualísticos e assim possuam um entendimento geral da relevância de nossa Ordem. 
Quer saber mais? Confira!
Os deveres do Conselho Guardião do Bethel
Por Mariana Velho
 
Nós sabemos que para um membro do Conselho Guardião deve ser um adulto que, acima de tudo, deve estar disposto a trabalhar por nós, Filhas de Jó. Para tanto, nossa Constituição prevê alguns deveres, sendo certo que cada membro está vinculado a função de cada cargo.
O Conselho Guardião do Bethel, está dividido em: Conselho Guardião Executivo e Membros Associados. Um Conselho Guardião, segundo a constituição do Bethel, não deve ter mais do que 9 membros.
Quer saber mais? Confira!
Disciplina das Filhas de Jó e Conselho Guardião
Por Mariana Velho
 
Todos nós, membros das Filhas de Jó Internacional, temos direitos e deveres. No entanto, estamos sujeitos a algumas disciplinas previstas em nossa Constituição.
Os membros do Conselho Guardião estão sujeitos também a disciplina e supervisão da Suprema/Grande Guardiã, como também cabe ao executivo do CGB supervisionar as Filhas de Jó do Bethel.
Este é um assunto muito interessante. Confira!
Apelações e queixas
Por Luara Goss Rodrigues
 
Um dos objetivos das Filhas de Jó Internacional é ensinar. Para isso, os conflitos que possivelmente possam surgir devem ser resolvidos com justiça e, sobretudo imparcialidade. Também é importante ressaltar que ações disciplinares só serão usadas depois de esgotados todos os métodos alternativos de resolução do problema. E quando uma ação disciplinar acontecer, a parte acusada pode apelar por seus direitos a uma instância maior, se achar que uma decisão foi tomada injustamente.
Vamos conhecer mais sobre as apelações e queixas? Leia na íntegra!
Eleição das Oficiais e Recomendação do CGB
Por Comitê de Treinamento do CGJ e BJ
 
A cada três meses temos preparado treinamentos da parte administrativa do Bethel. O último Treinamento proferido na reunião do BJ em 10/09/16 foi sobre eleições no Bethel e a Recomendação do Conselho Guardião do Bethel. São assuntos muito importantes e que precisam ser estudados. Aproveitem!
Relatório Anual - como preencher
Por Comitê de Treinamento do CGJ e BJ
 
A cada três meses temos preparado treinamentos da parte administrativa do Bethel. O último Treinamento proferido na reunião do BJ em 10/12/16 foi sobre eleições o Relatório Anual. O preenchimento do Relatório anual é obrigatório, assim como o pagamento das taxas.
Leia tudinho aqui, e fique por dentro!
Livros obrigatórios do Bethel
Por Luara Goss
 
Assim como o paramento oficial, o Bethel tem a obrigação de apresentar alguns livros para sua instituição, estes são importantes porque facilitam a organização de cada Bethel.
Deveres, Disciplina, Apelações e Queixas
Por Comitê de Treinamento do CGJ e BJ
 
A cada três meses temos preparado treinamentos sobre assuntos relacionados à Ordem. O último Treinamento proferido na reunião do BJ em 25/03/17 foi sobre Deveres, Disciplina, Apelações e Queixas, assunto de extrema importância e de muito estudo.
Leia tudinho aqui, e fique por dentro!
Clube de Potenciais Membros
Por Luara Goss
 
O interesse em fundar um Bethel é compartilhado tanto por tios e tias, quanto por Membros de nossa ordem que acabam morando em cidades que não possuem Bethel.
Durante todo o processo é preciso organizar eventos a fim de arrecadar dinheiro para sua instituição e também para conseguir mais membros. Mas como isso pode ser mais bem organizado para que o Bethel seja devidamente instituído?
Compromisso e Dedicação: eu assumi
Por Marcella Benassi
"Quando apresentamos as Filhas de Jó Internacional para alguma menina em potencial, utilizamos, nessa conversa, todo tipo de argumento possível que a faça compreender a dimensão de nossa Ordem e o quanto as práticas inerentes aos nossos trabalhos podem contribuir para o seu crescimento pessoal.
Nesse sentido, citamos assuntos interessantes como congressos, viagens, festas, amizades e filantropias. Além disso, falamos também sobre um tema essencial para que a caminhada de toda jovem no Bethel renda bons frutos: o compromisso com nossas atividades."
Símbolos e Emblemas das Filhas de Jó
Por  Luara Goss
"Nossa Ordem, assim como a própria Maçonaria, é repleta de emblemas e símbolos e cada um deles tem um importante significado para as Filhas de Jó.
A sétima Landmark presente em nossa constituição nomeia como emblemas da Ordem o Livro Aberto, a Cornucópia da Fartura e o Lírio do Vale.
"
ASSOCIAÇÃO ALUMNI
Por  Monica Sato
"O propósito da Associação Alumni é fornecer recursos para auxiliar a perpetuação das Filhas de Jó Internacional. Tais recursos podem ser definidos como aumentar o número de membros de Bethéis, identificar futuros membros de CGB, fornecer recursos financeiros adicionais e identificar habilidades especiais que possam ser usadas para o engrandecimento das Filhas de Jó. "
PLANEJAMENTO DA GESTÃO
Por  Comitê de Treinamento do CGJ e BJ
A cada três meses temos preparado treinamentos sobre assuntos relacionados à Ordem. O último Treinamento proferido na reunião do BJ em 10/06/2017 foi sobre Planejamento de Gestão, um assunto muito útil para essa época do ano na qual os Bethéis estão iniciando um novo mandato.
Leia tudinho aqui, e fique por dentro! Esperamos que gostem das nossas dicas.
A História de Jó nos dias de hoje
Por  Taiane Melo
"A história de Jó é uma lição de vida e tem sido passada de geração a geração nas escrituras sagradas. Este livro fala sobre um homem fiel e temente a Deus que em certo dia é testado pelo demônio, cuja missão era testar a fé do povo. O demônio tirou de Jó todos os seus bens, suas posses, família, amigos, além de atingi-lo com doenças. Bom, todos conhecem os desafios que Jó enfrentou, mas podemos relacionar a historia da vida de Jó com os dias de hoje? Vamos pensar um pouco a respeito."
MOTIVOS PARA ADVERTÊNCIA, SUSPENSÃO OU EXPULSÃO
Por  Juliana Landolfi
"Você sabe o que são medidas disciplinares nas Filhas de Jó e quando são aplicadas?
Medidas disciplinares são ações extremas que devem ser tomadas quando se esgotam as tentativas de se resolver o problema na base do diálogo e bom senso. Entende-se por medida disciplinar advertência, suspensão ou expulsão de um membro do Bethel.
"
AS 3 FILHAS DE JÓ
Por  Marcella Benassi
"Como de costume, quando começamos a falar da nossa Ordem para outras pessoas, a primeira coisa que dizemos é que somos Filhas de Jó. A segunda coisa que temos o hábito de mencionar é que nossa organização é baseada no livro de Jó. Mas, e sobre as filhas dele? O que sabemos?"
MARCHA DA MOEDA
Por  Juliana de Landolfi
"Você já parou para pensar ou pesquisar sobre a marcha da moeda?
Sabemos que a Marcha da Moeda pode ser feita durante uma reunião do Bethel, mas para que podemos usar o dinheiro arrecadado e como devemos realizá-la?
"
MENSAGENS À MÃE MICK
Por Filhas de Jó São Paulo
"O que você falaria à Mãe Mick se a encontrasse hoje? Confira as redações de cada Bethel elaboradas para o Jogo do BJ de Março de 2018, em comemoração do aniversário de nossa fundadora."
1.jpg
FUNDO ETHEL T. W. MICK: O que é e para que serve?
Por Marcella Batista Benassi
"A maior parte de nós, Filhas de Jó, já ouviu falar sobre o fundo Ethel T. Wead Mick, contudo, nem todas sabemos qual a sua real utilidade."
2.jpg
USO DA VESTE FORA DO BETHEL
Por Ana Carolina Rovere de Souza
"Quando recebemos um convite, seja ele de outro Bethel, de um capítulo DeMolay, ou dos Tios Maçons, já nos vem a cabeça à famosa pergunta: Posso ir visitá-los com meu robe?"
3.jpg
COMO SER UMA BIBLIOTECÁRIA INOVADORA
Por Eduarda Fernandes Olsen
"Vai ser bibliotecária durante a gestão e não tem ideia por onde começar? Calma! Respire fundo e confira estas 05 dicas para que você possa ser uma bibliotecária inovadora e, claro, se apaixonar ainda mais por este cargo."
4.jpg
BETHÉIS E REDES SOCIAIS: Visibilidade às FJI
Por Marcella Batista Benassi
"Em plena era digital, não há como pensar em comunicação sem lembrar das redes sociais. Elas podem não agradar gregos e troianos, mas é necessário admitir que, em pleno século 21, esse tipo de mídia se tornou uma ferramenta crucial para disseminar informações."
5.jpg
COMIDAS TÍPICAS DE SÃO PAULO
Por Giovanna Martins Marcondes Carvalho
"Como todos sabem o Estado de São Paulo, por muitos anos seguidos, foi o maior produtor de café do país. Porém, com o passar dos anos essa iguaria foi se gourmetizando e se espalhou pelo mundo como um produto requintado, possuindo diversos tipos para serem apreciados..."
6.jpg
DIA DE CULTO - O que cabe ou não fazer
Por Mirella Catherine Degli
"No Procedimento Operacional Padrão (POP) - Bethel -9 - de nossa Constituição, na Seção 3 - item (c), diz que em cada gestão do Bethel deve haver um Dia do Culto que deve ocorrer em um local religioso apropriado a ser escolhido pela Honorável Rainha e aprovado pelos membros Executivos do Conselho Guardião do Bethel."
7.jpg
DICAS DE MEMORIZAÇÃO
Por Luara Goss Rodrigues
"Participar de uma cerimônia ritualística não é nada simples como se parece, uma das nossas maiores preocupações é com as falas, principalmente se há algum visitante e a gente quer fazer bonito, certo? Memorizar uma cerimônia demanda um pouquinho de tempo e muita força de vontade, por isso devemos nos esforçar ao máximo para memorizarmos nossas falas..."
8.jpg
ELEIÇÃO DAS OFICIAIS 
Por Sabrina Abou Mourad
"Como sabemos, deve ocorrer uma eleição dos cinco cargos em toda gestão, sendo no primeiro semestre realizada na segunda reunião de maio e no segundo semestre realizada na segunda reunião de novembro.
Para uma oficial estar elegível deve..."
9.jpg
FJI E TRABALHOS ACADÊMICOS
Por Helena Amstalden Junqueira
"Para as pessoas que possuem a oportunidade de redigir trabalhos acadêmicos sobre as Filhas de Jó Internacional, façam! Eu garanto que a experiência é inspiradora e lhe faz gostar ainda mais desta linda Organização.
Existem diversos temas a tratar, entre eles, cito alguns que me vieram em mente..."
10.png
RECOMENDAÇÃO DO CONSELHO GUARDIÃO
Por Sabrina Abou Mourad
"Diferente do que algumas pessoas pensam o Conseelho Guardião a ser definido não é eleito, mas sim nomeado pela Suprema Guardiã. Mas como isso acontece? Vocês já ouviram falar em Reunião Anual? Esta reunião é feita em abril..."
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle